Caliandra 4

Este é um trabalho em uma caliandra que estava há 7 anos num vaso de plástico de bonsai.

Estou treinando a planta para imitar as figueiras que tem aqui no sul, com seus longos galhos laterais e baixa copa.

Depois de poda drástica, e várias podas de refinamento e aramação, ela foi colocada em um vaso de bonsai maior para promover um crescimento mais acelerado.

Gosto bastante desta planta.

Planta original (2006):

Poda drástica (2007):

Deixei crescer livre:

No final de 2007, já em outro vaso:

Em 2008, foi para um vaso (Sami) maior para promover um crescimento mais acelerado:

Imagem de cima para mostrar a ramificação:

Iniciando a nova brotação:

Setembro/2008

Medidas:

Alt – 25 cm

Nebari – 7 cm

Floração em janeiro de 2009:

caliandra_4-jan09

Floração em novembro de 2009: a floração foi maior que no ano passado.

Vista de cima – vejam que ainda tem muitas flores por abrir.

Atualizando – 22 fevereiro 2010. Rebrotando depois de ter todas as folhas “queimadas” por consequencia dos mais de 40ºC:

Vista de cima:

Belíssima a foto deste bonsai feita pelo João Arzivenko. Ela captou a exuberância desta planta:

A planta em outubro de 2010:

Floração em dezembro de 2010.

Repleta de botões:

Se preparando para o show: tirei esta foto ao meio dia, às 18 horas estavam todas abertas.

Outubro de 2012 – troca de vaso.

Detalhe da pedra no nebari.

Novembro 2013 – Floração

DSCN8749-FBpq

Dezembro de 2014

Caliandra 4_041214_WEB Caliandra 4_041214-2WEB

 

206 comentários sobre “Caliandra 4

  1. Olá, sou um fã de caliandra mas ainda estou começando a trabalhar com essas plantas. Seus trabalhos são muito bonitos e você consegue rsultados de forma bem rápida. Parabéns.

    Só tenho algumas dúvidas: Para trabalhar a ramificação, como é feita a poda dos galhos? Ela ramifica normalmente ou existe um local certo para a poda? Pergunto isso pois em alguns exemplares você deixou crescer livremente.

    Obrigado pelo espaço

    • Olá Rodrigo, para ramificar uso a técnica do cresce/corta, cresce/corta. Esta técnica consiste em deixar um determinado galho (ou todos) crescer até o calibre desejado, ai você corta onde você deseja que ele ramifique. Eu ainda observo a posição da gema para que o “novo” galho cresça para o lado que eu desejo.
      Consegui explicar?

      • Oi Ricardo! E a época para essa técnica de ramificação dos galhos “cresce/poda”, você só faz na Primavera?

      • Fernando, realizo este procedimento ao longo de todo período de crescimento que a qui na minha região é primavera e verão.
        ABraço

      • Olá boa tarde.
        Encontrei em uma de minhas reformas uma caliandra rosa, levei a uma floricultura da minha cidade é foi estimado que ela tenha 19 anos. Ela está totalmente sem forma e tenho algumas duvidas no que posso fazer. Quando posso fazer a poda? E em relação a aramacao qual a melhor época para fazer e quanto tempo a mantenho aramada?

      • Olá.
        Praticamente se pode podar o ano todo, evitar apenas podas no inverno se tiver frio rigoroso.
        A aramação também pode ser feita o ano todo, o tempo de permanência do arame dependerá do vigor de crescimento da planta. Cuide para não deixar o arame marcar.
        ABraço

      • Olá Milton. Tratando-se de bonsai e que a planta praticamente foi recomeçada e foram apenas 4 anos para ter a estrutura toda pronta, eu considero pouco tempo visto que conheço plantas de amigos bonsaístas que tem plantas há 10, 12 anos em treinamento. Mas a máxima de que o tempo e um bom trabalho de condução melhora o bonsai, é verdadeiro.
        Abraço

    • Os resultados para para um belo bonsai requer tempo e dedicação integral, notem que a sequência de fotos que vemos em segundos levou mais de sete anos.
      Parabéns e muito obrigado por compartilhar tão belo trabalho.

  2. Amgio, eu vi esta planta lá en NH e achei ótima, não podria ser diferente. Mas aogra olhando a evolução, de onde partiu eu fiquei boquiaberto. De fato foi um trabalho e tanto e que valeu a pena. Parabéns pela condução. Olha que partindo do que era eu não imaginava que chegaria onde chegou.
    Valeu garoto!!!!

    Elio

    • Grande Élio, realmente o resultado ficou bem legal, mas confesso que se pegasse a planta hoje, acho que deixaria a estrutura diferente.
      Adoro esta planta.
      Obrigado pelas palavras de incentivo.
      Abraços

  3. Ricardo, parabéns pela planta ela está ótima, muito linda teve uma grande evolução.
    Ricardo você pode me falar qual substrato você utiliza nas suas caliandras?

    Parabéns

    • Obrigado André. Uso 50% caco de tijolo, 30% pedrisco, 20% terra preta. Acho que no próximo transplante vou experimentar em uma só caco.

  4. Caro Ricardo, bom dia.

    O meu nome é Vicente e eu adquiri um exemplar de bonsai de caliandra, me tornei um apaixonado pela arte, quando compre ela estava numa forma linda e hoje creceu muito, e eu não sei podar e estive vendo algumas imagens de caliandras na net, e gostaria muito de dar outra forma ao meu bonsai, será que vc poderia me ajudar, me mande o seu email, que eu lhe mandarei fotos de meu bonsai, grato.

  5. Olá Ricardo…Tenho um mini bonsai chamado Érica Chinesa que está viva ainda desde abril/(Rsrsrs) e acabei de adquirir um pré-bonsai e um bonsai de Caliandra em uma loja da Net. Bem, sou leiga no assunto mas me interesso muito e leio bastante artigos e acompanho blogs e fóruns sobre bonsai. Vi seus trabalhos e fiquei admirada e apaixonada por eles..Gostaria de te pedir um auxílio inicial e te enviar as fotos do que tenho para receber sua indicação sobre o que fazer…Se puder me ajudar ficarei muito grata.

    Soraia, Telêmaco Borba, interior do Paraná.

  6. Pelo que eu li acima : vaso maior provoca crescimento acelerado..Concluo que vaso menor desacelera o crescimento??

    Perguntas que fundem minha cuca: Com o passar dos anos o vaso do bonsai tem que ir aumentando??? Qdo se transplanta o objetivo principal é trocar de vaso já que ele não comporta mais as raízes? Trocar de substrato, que deve estar pobre em nutrientes?? Ou só o fato de limitar as raízes que estão crescendo (poda de raízes) permite o uso do mesmo vaso??
    Vc já fez o seguinte: Ir transplantando de um vaso maior para menor??? Isso deve depender da éspecie, né?? Me disseram que se eu fizer isso com minha Érica é morte certa!!!

    • Soraia, estou me referindo ao crescimento das raízes e consequentemente ao da planta. Num vaso menor, o crescimento da planta será reduzido e limitado.

      Você só aumenta o vaso se quiser que a planta cresça um pouco mais, do contrário, mantem-se o mesmo tamanho de vaso ou se diminui ele.
      No bonsai o transplante visa a poda de raízes para que haja uma renovação das mesmas. Sobre nutriente no substrato, eu tenho uma planta que está em pedrisco puro, sem NADA de terra ou matéria orgânica. Toda a nutrição da planta se dá pela rega e adubação.

      Qualquer procedimento num bonsai deve-se observar as características da espécie.

      Érica é complicada mesmo. Sugiro que você estude bem a espécie para não cometer algum erro que possa comprometer a planta.
      Abraços

  7. Olá ricardo. Cara, eu recebi uma caliandra de presente da minha namorada. Ganhei-a no mes de junho, nos primeiros meses assim que chegou ela deu flores mas deste então não mais. qual é a epoca que a caliandra da flores? precisa de algum adubo “especial” pra ela florar mais?

    Outra coisa que gostaria de perguntar e espero que você veja esse post rapido; eu moro em natal/rn e agora no verão ta muito quente, os termometros apontam de 30º C pra cima. não tenho certeza mas acho que devido a isso as folhas dela estão ficando amareladas e amarronzadas e por fim elas caem. Estou correndo risco que ela morra? por precaução não estou dando banho de sol e estou dando regas moderadas. Em fevereiro de 2010 você comenta folhas “queimadas” devido a temperatura, deve estar ocorrendo o mesmo problema comigo não é mesmo? como eu faço pra ela não morrer?

    obrigado e parabens pela publicação na revista Bonsai Puntoar.

  8. Patrickport, desculpe a demora em te responder.
    Tirando o inverno, as minhas florescem quase que o ano todo.
    Eu uso adubação com osmocote e torta de mamona + farinha de osso.

    Sobre as folhas é provável que seja por causa do calor excessivo, elas acabam se desidratando. O que você pode fazer é colocar em baixo dela uma bandeja com areia e mante-la sempre molhada. Isto vai ajudar a manter a umidade mais alta. Abraços

  9. Olá Ricardo, Comprei uma caliandra maio do ano passado e ainda não deu flor. Vc deixa ela no sol o dia todo? eu to deixando meia sombra. Será que é isso? Vc saberia dizer o que é? Grato. Johnny.

    • Olá Johnny.
      As minhas ficam a pleno sol. Das 6h às 18h.
      Importante é a adubação.
      Eu uso osmocote e torta de mamona + farinha de osso.
      Como você tem adubado ela?
      Abraços

  10. mto instrutivo, tenho varios pré bonsai de caliandra, vai ser mto util estar contato contigo, abraço”. O homem só vai mudar sua mentalidade o momento q plantar uma arvore sem pensar em aproveitar a sombra dela.”

    • Olá Ronaldo, de que cidade você é?.
      Caliandra é uma espécie muito boa para trabalhar como bonsai.
      Estou a disposição.
      ABraços

  11. olá galera em 1º lugar gostaria de parabenizar o belíssimo trabalho do Ricardo Paiva, mais sem querer desestimular aos que estão iniciando saibam que este e um trabalho de puro amor e muita paciência para obter belos exemplares como esta caliandra, percebam que está rápida sequencia de fotos levou pelo menos 5 anos, boa sorte a todos, de todos os meus vícios este sem duvida está sendo o melhor. ( bonsai vicia e faz bem) abraços.

  12. Olá Ricardo, comprei uma caliandra a uns 15 dias. Vi que a adubação dela deve ser feita com osmocote e torta de mamona + farinha de osso. Mas tenho uma dúvida de quanto em quanto tempo deve ser adubada? Vc usa adubo líquido também?

    Abraço

    • Raphael, eu uso osmocote 1x por ano (o de liberação lenta – 9 meses) e adubo orgânico (pode ser TM+FO) de 30 em 30 dias.
      Ah, eu não uso adubo líquido.
      Abraços

  13. Olá Ricardo..mto linda a sua caliandra. Tô impressionada com a evoluçao dela..rs
    Eu tenho uma desde o ano passado. Umas 3 semanas atras surgiu uma flor e só. Agora esses dias ta caindo bastante folha. É normal isso ocorrer devido ao frio? Com relação a flor, sera q preciso adubar melhor? Obrigada. E abraços.

    • Olá Jaqueline. Obrigado.
      Se você não desfolhou ela é normal agora com o frio algumas folhas velhas caírem.
      Sobre a floração, nas minhas coloco osmocote liberação lenta (9 meses) e adubação orgãnica a cada 30 dias, e muito sol.
      Como é a adubação que você está fazendo?
      ABraços

    • Olá Jaqueline. É normal sim caírem algumas folhas agora com o frio. Sobre a floração, além de melhorar a adubação, faça uma poda mas forte na massa verde. Isso vai estimular a planta a rebrotar e assim emitir flores.
      Ah, muito sol também é fundamental para uma floração intensa.
      Abraços

      • Olá Wesley. Só não faço aqui no final do outono e no inverno pois aqui faz frio mesmo mas pra quem mora onde sempre faz calor, pode ser em qualquer época do ano, lembrando que a planta deve estar saudável. A fase da lua ajuda sim. ABraço

  14. Tenho uma caliandra de 23 anos, mas já faz mais ou menos um ano que ela parou de dar flor.
    Sabe o que posso fazer para ela voltar a florescer?!
    Já troquei o substrato e coloquei fortificante (uma bolinhas) e nada.

  15. Caro Ricardo, parabéns pelo seu lindo trabalho, olhei todas as suas plantas muito bonitas, qual a porcentagem dos componentes que você usa no substrato? Você realiza a desfolha juntamente com o trasplante de vaso? Obrigado, forte abraço!

    • Olá Gildásio.
      A composição do substrato varia de acordo com a espécie, mais ou menos matéria orgânica, maior retenção de umidade, etc.
      Nas caliandras, uso 50% caco de tijolo + 30% de pedrisco + 20% de terra “gorda” (rica em matéria orgânica).
      Faço umas 2 desfolhas por ano nas caliandras. No transplante, sempre faço desfolha total se eu eliminar mais de 50% das raízes.
      Abraços

  16. Bom dia Ricardo,

    Tenho um bonsai de Caliandra que ficou 10 dias sem ser molhada. Quando voltei pra casa as folhas que eram lindas verdes, abriam e fechavam ao anoitecer, se tornaram murchas e amareladas. Reguei e espirrei adubo liquido especial para bonsai, mas nada tem adiantado.
    Com o passar dos dias, as folhas foram ficando cada vez mais murchas e caindo.
    Levei a um jardineiro e ele raspou o tronco da minha Caliandra e disse que ela estava morta.
    Eu nao quero acreditar nisso, cortei todas as folhas, proximo ao nós dos galhos, e coloquei humus de minhoca na terra. Nao apliquei mais o adubo liquido.
    Faz tres dias que estou num tratamento intensivo de leva-la ao sol pela manha mas como esses dias estao chuvosos e nublados, nao sei o que fazer.
    Poderia te mandar as fotos de antes, durante e agora pra voce tentar me dizer se ainda tem salvação!?
    Muito obrigada, desde já!

    • Boa noite Maria Fernanda. Infelizmente 10 dias sem água pode ter sido fatal para ela. Você teve a melhor das intenções mas não devias te-la adubado. Assim como nós, quando doentes, precisamos de comida leve, as plantas debilitadas não se deve adubar. Mas faça o seguinte para ter absoluta certeza de que ela não está morta, deixe ela em um lugar meia sombra (um pouco de sol e sombra), mantenha a umidade sem encharcar o solo e aguarde. Com muita sorte pode ser que ela brote. Não custa tentar. Boa sorte.

      • Obrigada Ricardo. Fui num local especializado em Bonsai no Rio de Janeiro, e o rapaz decretou a morte da minha caliandra sim. O tronco estava seco, muito seco por dentro. 😦

      • Que pena Maria Fernanda mas não desanime, adquira outra e seja feliz! 🙂 Eu perdi várias plantas algumas por fatalidade, outras por cultivo errado. A gente aprende e evolui.
        Se precisar de qualquer coisa estou a disposição.
        ABraço

    • Olá Bruno.
      Eu costumo cortar com a tesoura, no pecíolo.
      Também dá para fazer com as mãos mas tem que cuidar para puxar no sentido de dentro para fora da planta para não danificar a gema que tem na base do pecíolo de cada folha.Abraço

  17. Oi Ricardo, há meses venho lendo e acompanhando as postagens sobre seus bonsais. Me encantei com a Caliandra! Moro em Uberlândia MG e por aqui ainda não encontrei nada parecido. Certo dia em uma loja de paisagismo bem popular na cidade vi uma plantinha em uma bandeja de bonsai de plástico, perguntei aos vendedores do estabelecimento qual o nome da planta e ninguém soube me dizer, apenas disseram que era uma plantinha que a filha da dona havia mandado pra ela mas não tinha dito o nome ou espécie. Na dúvida comprei a plantinha porque ela se assemelha muito com as fotos de Caliandra que pesquisei na internet. Gostaria de lhe enviar uma foto pra saber sua opniao sobre a possibilidade de ser mesmo uma Caliandra. E estou muito preocupada porque a terra que ela está plantada está muito compactada e ontem se separou do restante da terra do vaso, acredito que terei que transplanta-la de vaso brevemente, pois temo perdê-la.

  18. Oi, Ricardo! Minha dúvida é sobre essa sua resposta a seguir: Olá Rodrigo, para ramificar uso a técnica do cresce/corta, cresce/corta. Esta técnica consiste em deixacresça do eterminado galho (ou todos) crescer até o calibre desejado, ai você corta onde você deseja que ele ramifique. Eu ainda observo a posição da gema para que o “novo” galho cresça para o lado que eu desejo. Consegui explicar?
    Essa técnica serve para a primavera também além da caliandra? E como faço a poda para escolher o lado que quero que a gema se desenvolva? Se quero que um galho novo cresça do lado direito, devo cortar acima de uma folha do lado direito? Espero ter explicado direito. Abraços

  19. Ah Allan, agora entendi. Sim pode ser usada na bouga também. A poda é exatamente como você falou, corte acima da folha e elimine a folha oposta no mesmo lugar para estimular apenas a gema do lado que você quer. Abraço

  20. Olá Ricardo sou iniciante na arte. comprei uma muda de caliandra, e não sei por onde começar. Por onde devo começar? adianto que quero uma planta com tronco grosso.

    • Olá Wegliton. Se sua muda for jovem, você vai precisar plantá-la em uma grande bacia ou se tiver possibilidade, diretamente no chão e então adubar sistematicamente para que ela cresça e engrosse o tronco. Durante este período, você já deve ir selecionando e conduzindo os galhos de acordo com o estilo que você desejar dar a ela. Abraço

      • Oi Ricardo, deixei minha Caliandra crescer livremente porque ela estava bem novinha, porém não sei como devo conduzir a poda… Ela está completamente sem dona. Pode me dar sugestões? Segue em anexo a foto de como ela está.
        Abraços

        Genildes Souza Silva
        Enfª RT – Programa de Saúde da Criança e Adolescente
        Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia
        (34) 3243-5432
        (34) 9266-9471

        >

      • Olá Genildes.
        Repassei sua dúvida para um amigo meu que mora aí em Uberlândia, ele fará contato com você.
        Ele vai ajuda-la pessoalmente com suas dúvidas.
        o nome dele é Marco Antonio Borges.
        Abraço

      • Ola Ricardo muito obrigada! Ele já me escreveu, vai ter um encontro aqui.
        Abraços!

        Genildes Souza Silva
        Enfª RT – Programa de Saúde da Criança e Adolescente
        Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia
        (34) 3243-5432
        (34) 9266-9471

        >

      • Olá Ricardo, muito obrigado. tenho outra pergunta. Vou escolher a bacia, qual substrato uso e suas proporções. E qual adubo você recomenda e de quanto em quanto tempo posso adubar? Você sabe de algum Link que ensine fazer essas condução de galhos? Desde já agradeço e muito obrigado por tirar um tempo para me responder.

  21. Wegliton, eu utilizo 50% de caco de tijolo, 40% de pedrisco e 10% de terra preta de boa qualidade. Isso porque posso regar minhas plantas várias vezes ao dia, se você não tiver esta facilidade, aumente a proporção de matéria orgânica (terra). Adubo eu utilizo basacote de liberação lenta (9 meses) que aplico no início da primavera apenas 1 vez. Sobre “link” para condução de galhos, sugiro que faças um curso básico de bonsai. Tem até pela web. Se quiser te passo o link. Abraço

  22. Olá Ricardo, parabéns!

    Achei seu blog quando estava procurando por imagens de caliandra para inspiração.

    Já salvei nos meus favoritos e pode contar com as minhas visitas.

  23. Ricardo
    Boa Tarde

    Em primeiro lugar tenho que lhe dar os parabéns, suas plantas são fantásticas.

    Fiquei com uma dúvida a respeito da adubação, você fala que uma osmocote e torta de mamona + farinha de osso.

    Osmocote em 9 meses. e a torta de manona + farinha de osso mensalmente. É assim mesmo, pois o osmocote não seria o suficiente?

    E essa sua receita. Vale para todas as plantas?

    Peço desculpas, mas é que estou com dúvida mesmo.

    Talvez seja por isso que minha plantas não estão tão bonitas.

    Um grande abraço

    Henrique

    • Olá Henrique. Obrigado por suas palavras de incentivo.
      Eu usei por um bom tempo osmocote (colocado 1x por ano) e TM+FO a cada 30 dias. O osmocote sim é suficiente mas ele tem muito nitrogênio e para plantas mais finalizadas, mais velhas, é preferível usar apenas o orgânico para não promover um crescimento tão vigoroso já que a planta já está “pronta”. Crescimento vigoroso promove entrenós mais espaçados, folhas maiores, etc. Estou usando agora basacote de liberação lenta (9 meses) e complemento com um adubo orgânico.
      ABraço

  24. Olá Ricardo!

    Descobri seu blog por acaso, preciso de uma orientação sua com relação a minha caliandra.

    A Pouco mais de uma ano ganhei um bonsai de caliandra rosa com 14 anos, ela bestava bem copada e demandava podas frequentes, pois não paravam de nascer folhas novas, faço as regas diárias de acordo com a umidade da terra e coloquei os adubos na época certa (acredito) , mas nas últimas semanas, ela começou a perder muitas folhas, inclusive novas, e nos últimos cinco dias a perca de folhas é praticamente diária e em grande quantidade, estou com medo de estar perdendo o Bonsai. Com sua experiência você acha que posso estar fazendo algo de muito errado? O Bonsai está em uma área que bate bastante sol, estou com medo de estar perdendo o bonsai

    Muito obrigado.

    Guilherme

      • Ola Ricardo, moro em Natal-Rn, clima bastante quente, adquiri uma caliandra de 12 anos, sempre foi linda, porem já vai fazer dois anos que esta comigo e nunca deu flores, apenas sementes… Nunca desfolhei ela (sera que eh isso???), e fiz apenas um transplante a cerca de 4 meses e sempre aparo os galhos na 3 fileira de folhas para ramificar bem, Sempre deixo um porta adubo com “osmocote plus npk 15-09-12 (3 a 4 meses)” nela e faz dois meses que coloquei torta de mamona+ farinha e ossos. Você indicaria alguma ação na condução dela visando a floração?? Rego bem e sempre a noite(percebo que o substrato sempre esta sequinho a noite), agora no verão estou regando pela manha também quando vejo que secou . Desde já agrade, e parabéns pelo seu excepcional trabalho. Posso te mandar uma foto da minha caliandra para sugestões?

  25. Ola Ricardo, moro em Natal-Rn, clima bastante quente, adquiri uma caliandra de 12 anos, sempre foi linda, porem já vai fazer dois anos que esta comigo e nunca deu flores, apenas sementes… Nunca desfolhei ela (sera que eh isso???), e fiz apenas um transplante a cerca de 4 meses e sempre aparo os galhos na 3 fileira de folhas para ramificar bem, Sempre deixo um porta adubo com “osmocote plus npk 15-09-12 (3 a 4 meses)” nela e faz dois meses que coloquei torta de mamona+ farinha e ossos. Você indicaria alguma ação na condução dela visando a floração?? Rego bem e sempre a noite(percebo que o substrato sempre esta sequinho a noite), agora no verão estou regando pela manha também quando vejo que secou . Desde já agrade, e parabéns pelo seu excepcional trabalho. Posso te mandar uma foto da minha caliandra para sugestões?

    • Olá Alisson. Fiquei preocupado pois você falou que ela não floresce, apenas sementes, mas a caliandra produz vagens com sementes a partir da flor. Se não tem flor, não jeito de ter sementes!
      Você pode estar com uma infestação por gália. Procure no Google. Qualquer coisa estou a disposição. ABraço

  26. Olá Ricardo, parabéns pelo belíssimo trabalho, você tem um dom especial!
    A minha pergunta, é preciso usar 50% caco de tijolo + 30% de pedrisco + 20% de terra “gorda” (rica em matéria orgânica) desde o princípio do plantio da semente da Caliandra em uma bacia de plástico para depois dela já crescida ser transferida e tratada para um vaso de bonsai, ou não?

    • Olá Alberto., obrigado por suas palavras. Não precisa ser esta composição não, até mesmo areia pura pode ser. Depois sim, um substrato bem drenante ajuda muito no desenvolvimento das raízes. ABraço

  27. Ola Paiva,parabėns, se você já não é um mestre …está bem encaminhado. Meu nome é fred filgueira e moro em tabatinga no rio grande do norte .admiro a arte milenar do bonsai a uns vinte anos ,estudo casualmente a uns cinco e pratico e estudo sério por dois. Tenho várias plantas,mudas e pré bonsai mas nenhum bonsai ainda.não quero comprar um e sim cri alo, como não se compra um filho. Maravilhoso o seu trabalho logo te enviarei alguns projetos meus , para adquirir seus sábios ensinamentos…

    • Olá Frederico, obrigado. Tem um pessoal aí no RN, da ANB – Associação Nordestina de Bonsai. Se você ainda não conhece, procure por eles. Vamos nos falando. ABraço

  28. Que caliandra!!! Linda demais. Fiz um yamadore de uma caliandra no dia 15.04.15 e estou ansioso para deixá-la como a tua … acredito que daqui uns 10, 12 anos conseguirei. Abraços.

    • Obrigado Gilson. Não será preciso tanto tempo não, caliandras responde rápido aos trabalhos feitos nela. Boa sorte.
      ABraço

  29. Olá Ricardo,
    Primeiramente parabéns pela planta.
    Em relação a adubação de caliandra, o osmocote é um adubo para liberação lenta, certo? Mas como aqui no sul (SC) o tempo é úmido ele acaba “virando” comovem adubo de liberação rápida.
    Qual adubo posso usar nas minhas caliandras.
    E se você permitir, gostaria enviar fotos de um bonsai de jabuticabeira para vc me auxiliar.
    Desde já agradeço.

  30. Parabéns Ricardo pelo blog já tirei muitas duvidas com ele.
    Sou novo nessa arte e adquiri 2 caliandra e queria se vc puder dar umas sugestões pois não sei nem por onde começar a dar forma nelas. Uma tem 3 anos e está muito bem de saúde, a outra tem 4 anos e comprei de um site mas fico 26 dias dentro da caixa até chegar em minha residência por culpa desse nosso correio super rápido, ela se encontra um pouco debilitada e estou deixando ela na sombra até passar esse 1° mês.
    Mas uma vez parabéns pelos belos exemplares que vc tem.

    • Bom dia Diego.
      Bah esta dos 26 dias coloque o nome de Highlander, kkk. Sorte ainda estar viva. Nada de adubação nela até estar muito bem recuperada, ok? Se quiser me mostrar a planta, me procure no facebook e lá trocamos ideias. ABraço

  31. Olá Ricardo,
    Primeiramente parabéns pela planta.
    Em relação a adubação de caliandra, o osmocote é um adubo para liberação lenta, certo? Mas como aqui no sul (SC) o tempo é úmido ele acaba “virando” comovem adubo de liberação rápida.
    Qual adubo posso usar nas minhas caliandras.
    E se você permitir, gostaria enviar fotos de um bonsai de jabuticabeira para vc me auxiliar.
    Desde já agradeço.

    • Olá Gabriel.
      Não entendi o que você falou que acontece com o osmocote aí onde você mora. Para fotos, me procure no facebook.
      ABraço

  32. Olá Ricardo… moro em Recife PE e a uns 6 meses ganhei uma caliandra… ela estava bem até que a uns dias atrás começou a aparentar um aspecto sem vida.. eu n sei mais oq fazer, estou triste e desesperada. Não quero que ela morra.. Por favor, posso mandar um email com os detalhes da situação e algumas fotos? Por favo me ajude. Desde já, muito obrigada pela atenção

  33. Boa noite! Gosto muito de arvores nativas como: cerejeira, jabuticaba, pitanga, figueira, flamboyant. Tenho muda de todas essas plantas. Todas já tem mais de 4 anos. Tenho em vazo. Gostaria de transforma-las em bonsai. Não sei podar, não sei fazer nada. Se puderes me orientar eu agradeço.

    • Bom dia Ana.
      Que maravilha você ter mudas de tantas espécies. Eu não dou curso pela interne e o melhor é você procurar um curso de bonsai na região onde mora, assim você terá todas as informações necessárias para transformar suas plantas em bonsai. Se você não conhece ninguém me passa a cidade que você mora que posso ver se conheço alguém para te indicar.
      ABraço

      • Bom dia, Ricardo!
        Fiquei feliz com sua resposta. Passei final de semana estudando na internet dicas para cuidar das minhas arvores. Moro em Porto Alegre, RS. Tenho uma relação muito intensa com arvores. Não sei porque. Mas amo colher sementes para poder ver uma mudinha nascer. Ficarei muito contente se puderes me dar algumas dicas ou indicar alguém . Abraços.

      • Bah Ana, somos vizinhos de cidade, kkkk. A Bonsai Sul, associação da qual faço parte dá cursos. Em breve teremos nova turma e aí te aviso. Acredito que já em setembro.
        Aliás vou te fazer um convite: no próximo final de semana estaremos com uma exposição incrível no Festival do Japão, apareça para nos visitar. http://festivaldojapaors.com/2015/
        ABraço

  34. Bah Guri, somos gaúchos!!! Já imprimi o convite do festival. Vou me organizar para ir conhecer o festival e se der conversarmos um pouco. Um grande abraço. E obrigado pelo convite.

  35. Muito parabéns pelo seu trabalho incrível e gostaria de saber se poderia me informar alguém que dê curso ou algo assim próximo a Curitiba, Paraná. Obrigada

    • Olá Rose, obrigado por suas palavras. Conheço em Curitiba o Edson Cordeiro da Loja O Bonsai (https://obonsai.com.br/). Você também pode procurá-lo no facebook. Diga que eu lhe indiquei. O Edson é excelente bonsaísta e professor, você vai gostar dele. ABraço

  36. Bom dia Ricardo!
    Primeiramente parabéns pelo seu blog a onde já consegui já tirar bastante duvidas!
    E estou agora com um problema na minha Caliandra de 4 anos, a onde as folhas começam a murchar todas vez que fica muito tempo no sol. Já fiz toda adubação a onde acredito que esta correto. Por favor poderia me ajudar ? Agradeço pela atenção!

    • Olá Thiago, sua caliandra está murchando por falta de água e não por falta de nutrientes. Caliandras gostam de muita água.
      Experimente aumentar a frequência das regas e observe. Se mesmo assim continuar murchando com muito sol, você vai precisar encontrar um lugar mais protegido do sol.
      ABraço

      • Boa noite Ricardo!
        Muito obrigado pela atenção e aproveitando possuo esta Caliandra de 4 anos que esta num vaso de 25 cm e gostaria de engrossar o tronco pois esta numa espessura de 2;5 cm e acho muito fino. A pergunta é consigo engrossar o tronco ainda com a técnica da bacia ? Qual e melhor época para fazer este transplante?
        Muito Obrigado !
        Abraço!

      • Boa noite Thiago.
        Se o objetivo é engrossar o tronco, sugiro que você tire a caliandra do vaso e a coloque em uma bacia maior, uns 40cm já é suficiente e capriche na adubação pelo tempo que achar necessário até que ela atinja a espessura de tronco desejada. Mas muita atenção que a copa também crescerá e será preciso cuidar para não perder o formato que desejas.
        ABraço

  37. Olá, parabéns pelo trabalho,
    por favor se puder me ajudar, estou com uma Caliandra por volta dos 12 anos, e tem aparecido algumas folhas amarelas, como estou criando ela num tronco que fiz como vaso a absorvição da água é diferente, então não sei se as folhas amarelas são excesso ou falta de água! Se puder me dê alguma dica.
    desde já grato.
    Att. Murilo

    • Olá Murilo, se este tronco que você está usando como vaso não tiver furos de drenagem por onde a água escorrer, pode ser excesso de umidade mesmo.
      ABraço

  38. Ola Ricardo,

    gostaria de enviar um email com foto de nossa caliandra,pois temos ela há um ano e ainda não deu flor,além disso essa semana ela começou a ficar com as folhas amareladas e outras marrons.Desde já ,obrigada.

  39. Ola ricardo, parabens pela linda caliandra, eu tenho uma ja faz uns 7 meses e ela nao deu flor ainda e agora ela começou a ficar com as folhas secas e estao caindo todas, ela esta quase sem folha nenhuma e nao sei o que fazer sera que pode me ajudar? Obrigado!

  40. amigo, sou apaixonado por esta especie,estou encantado com seu trabalho, a estrutura da planta, as ramificações ficaram em harmonia e o mais interessante é que a planta nao perdeu o aspecto natural… parabens …. estou precisando de umas aulas … kkkk.

  41. Ricardo, bom dia !
    Parabéns pelo seu trabalho! Muito lindo!
    Comprei um bonsai de Caliandra rosa de 6 anos e comprei também torta de mamona, farinha de osso e osmocote.
    Quero usar primeiro o osmocote. Gostaria de saber se tem algum período certo para utilizar e se você utiliza saquinhos ou coloca as bolinhas direto na superfície do bonsai ?
    Obrigada

    • Olá Viviane.
      Você pode começar a usar o osmocote quando desejar só ficando atenta a quantidade a ser colocada e que a reposição deve seguir as orientações enviadas juntamente com o adubo.
      Se seu bonsai estiver em vaso, como imagino, eu indicaria os saquinhos para que o adubo não seja levado pela rega. Atenção com a aplicação do osmocote que é um adubo químico. Siga a risca as orientações do fabricante. ABraço

  42. Olá Ricardo Paiva. Gostaria de comprar a sua caliandra. Quero presentear meu irmão. É possível? Você vende? Se sim por favor me passe o valor.
    Meu ‘tel e wattssap é 45 99331720. Sou de São Miguel do Iguaçu, do lado de Foz. Um abraço.

  43. Olá, eu vi nas suas fotos que em alguns momentos a Caliandra estava totalmente sem folhas. Gostaria de saber se está espécie de bonsai fica por um tempo sem folhas? Obrigada.

  44. Bom Dia Ricardo,
    Me chamo Henrique e há 3 anos atrás ganhei de presente uma caliandra que segundo a pessoa que me vendeu ele havia na época 18 anos e hj está com 20. O fato é que ela nunca floresceu e hj está perdendo as folhas. Sou completamente leigo no que se refere à bonsai, será que você pode me ajudar?

    • Olá Hemrique.
      Posso ajudar sim mas vou precisar que você me responda algumas questões:
      1. Onde você reside, como é o clima aí?
      2. Em que local está a caliandra?
      3. Nestes 3 anos, você fez o que nela: transplantou (quando), adubou (com que adubo e frequência).
      Estas perguntas servem de ponto de partida.
      ABraço

      • Boa noite Ricardo,
        Moro no litoral, Sou de Vitória-ES o clima aqui é quente. A Caliandra fica na varanda, pega sol na parte da manhã. A varanda tem fechamento de vidro, mas deixo um pouco aberta. E nunca fiz nada além colocar o forth bonsai por apenas uma vez. Obrigado. Abraços

      • Henrique, como andamos tendo forte calor, uma das possibilidades é a de que sua caliandra sofreu desidratação, por acaso a terra não secou muito?
        A caliandra sente muito o estresse hídrico da falta de água, o que a leva a perder muitas folhas.
        Retire toas as folhas secas e amareladas, fique atento para ela não ficar sem água. Ela deve voltar a brotar.
        Te sugiro também, DEPOIS QUE A PLANTA ESTIVER RECUPERADA E BROTANDO NORMALMENTE, que seja feito o transplante dela. Como você é iniciante, sugiro procurar alguém experiente na região. Tem um pessoal do Bonsai Clube Capixaba (http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br) ou com o Filipe Henrique (https://www.facebook.com/filipe.henrique.372), eles podem te dar suporte.
        ABraço

  45. Ricardo, meus parabéns pelo belo exemplar!
    Preciso da sua ajuda com mais experiência em Caliandras. Sou novato e na semana passada, fiz o meu primeiro transplante da minha Caliandra Rosa (muda com aproximadamente de 5 a 6 anos). Ela tem pouquíssimos galhos e um tronco com lalibre interessante pela idade da mesma. Estava no vaso plástico que veio do “garden” na qual comprei a muda.
    No transplante do dia 19/04/16 utilizei substrato (60% tijolos e pedriscos + 40% preparo vegetal pronto). Podei as raízes em mais ou menos 50% (estavam bem emboladas) e logo na sequencia já fiz o mergulho no enraizador. Minha muda já estava aramada há um mês mais ou menos, nem toquei nisso. Não fiz a poda aérea já que haviam poucas folhas, mais no dia seguinte já notei que 2 folhas ainda verdes estavam secas. Os galhos também estão menos maleáveis, com aparência seca.
    Estou mantendo próximo a janela porém na sombra durante os próximos 30 dias como deve ser e com rega para manter o substrato molhado. Estou com receio de perder a planta. É isso mesmo? Fiz algo de muito errado? Há algo que possa fazer para reverter, ou acelerar este processo de recuperação?
    Desculpe o incomodo, mais esta muda é a primeira que estou mexendo desde bruta, quero fazer o impossível para que fique bonita como as suas plantas.
    Muito obrigado.
    Abração,
    Maurício Silveira

    • Olá Maurício.
      Todo transplante com poda de raízes é um estresse para qualquer planta. Pelo seu relato, você fez tudo certo. Eu apenas teria retirado os arames dela.
      Me parece que a planta não esteja conseguindo absorver água suficiente, isso pode ter acontecido se você reduziu muito as raízes finas. São elas as responsáveis pela absorção de água e nutrientes. As grossas, simplificando, são apenas para fixação no solo. Relembre e veja se você cortou mais as grossas ou as finas.
      Para auxiliar na recuperação dela, você pode aplicar um enraizante, regar a planta com ele 1x por semana. Nada de adubação. Pode ser que ela demore para se recuperar, já passei por isso. A semanas uma muda minha, de caliandra, ficou sem água e levou 2 a 3 semanas para começar a brotar. Perdeu alguns galhos mas está VIVA!
      mantenha os cuidados e boa sorte.

      • Excelente Ricardo! Brigadão pela ajuda. Fiquei bem preocupado mesmo, mais estou monitorando. De fato cortei bem as raízes, finas e grossas…prestarei mais atenção a isto no próximo transplante. Mais uma vez, obrigado. Um abraço

  46. Boa trade,
    Ganhei uma caliandra rosa de dia das mães e pensei que conseguiria cuidar, mas mesmo com a minha dedicacao ela comecou a aparecer tipo um mofo. Pode me ajudar. Pode me Passar seu email para eu mandar as fotos?

  47. Olá, eu queria dizer q eu adorei o seu trabalho, ficou lindo. Eu tenho muito interesse em bonsais, e queria comprar uma caliandra, e só conseguiria pela internet. Será q tem algum site que vc saiba que as plantas vem boas, que seja bem confiável? ?
    PS: desculpe pelo horário

  48. Bom dia Ricardo! Tenho um caliandra há um ano e quando comprei o vendedor disse que tem em média 8 anos. Estou preocupado porque as folhas estão ficando escuras, tipo queimadas (não é amareladas) de fora para dentro. Resido em Maceió-Al, temperatura média 28 graus e rego uma vez por dia até vazar embaixo do vaso.
    O que pode ser? Desde já muito grato. Belíssimo trabalho com sua Caliandra, vi que ganhou uma competição.

    • Olá Igor.
      Nunca tive este problema de folhas escuras. Ela sofre alguma mudança antes disto acontecer? Por exemplo você trocou ela de lugar, adubou com adubo diferente do usual ? E as novas brotações, como estão?
      ABraço

      • Muito obrigado pela resposta Ricardo. Acredito que foi a mudança de local, pois no novo local estava pegando muito vento e ressecou as folhas. Modifiquei e está voltando a normalidade.

  49. Boa noite Ricardo! Primeiramente parabéns pelo seu trabalho! Eu trabalho com mini jardins e terrários em Vitória da Conquista-Ba , e recebi minha primeira encomenda com Bonsai Caliandra. Li algumas coisas a respeito, mas ainda tenho algumas dúvidas. Eu troquei o bonsai de vaso, para um maior de cerâmica, usei no vaso, argila, carvão e substrato e para compor o vaso, cobri todo o vaso de pedras brancas , a dolamita. Gostaria de saber se essas pedras podem prejudicar o bonsai ? Aguardo sua resposta. Desde já agradeço.

    • Olá Kiara, muito obrigado por suas palavras de incentivo.
      E não, não prejudicam.
      Quando você fala em argila, refere-se a argila expandida ou argila mesmo?
      ABraço

    • Eu uso Bruno. Sem problemas mas se você acha que a água na sua cidade tem algum problema você pode usar água da chuva também. Apenas precisa montar um sistema para captação.
      ABraço

  50. Olá, boa tarde!
    Primeiramente Parabéns pelo seu trabalho, sua Calliandra está linda!
    Eu tenho uma Calliandra de 7 anos. Comprei em abril e até agora não floriu. Eu adubo ela com TM+DO, e ela veio adubada com Osmocote. Também usei o fertilizante Fosway uma vez por semana durante um mês… Depois de um tempo usei novamente, mas até agora nada de florir.
    Agora as pontas das folhas dela começaram a queimar e acabam caindo. Será a falta de umidade no ar? O que pode ser?

    • Olá Juliana. Obrigado por suas palavras.
      Me conte mais alguns detalhes de como você cultiva sua caliandra: quanto ela toda de sol direto, se você já fez podas, regas e em qual cidade você reside.
      Abraço

  51. Boa tarde Ricardo! Simplesmente fantastico seu trabalho, A cada foto me surpreendia ainda mais!
    Pode me ajudar com a minha caliandra? Comprei uma muda de uma loja de bonsai essa semana… estava tudo indo bem. Porem a dois dias atras acho que acabei pecado. Não reguei na parte da manha achando que ainda estava umido, ai quando foi meio-dia cheguei p/ almoçar em casa e percebi que suas folhas estavam fechadas e os novos brotos levemente amarelado. Imediatamente reguei, e borifei em suas folhas. Apos me parece que se recuperou. Entao quando foi hoje de madrugada acabou chovendo… mas mesmo assim reguei e fui trabalhar. Agora ao meio-dia novamente notei que ela estava fechada. “Obs: no primeiro dia fez 37° na parte da tarde. Hoje esta 27°, Ela esta sob o sol o dia todo. Tbm notei que no seu substrato tem uma certa quantidade de osmocote, nao sei se é relevante.”
    Enfim nao sei como proseguir sou iniciante. Devo deixar no sol o dia todo mesmo intenso? E os brotos amarelados devo podar? Sou do interior de sp. Obrigado desde ja!

    • Valeu Felipe.
      Caliandras gosta de sol mas também de muita água. Naquela manhã que ela tomou o “torraço”ela sentiu mesmo o que apareceu na sequência. Pelo visto onde você mora faz muito calor e sol forte, eu a colocaria a meia sombra ou que pegasse apenas o sol da manhã.
      Abraço

    • Bruna, normalmente as folhas caem por:
      – as folhas duram poucos dias mesmo.
      – falta de água (caliandra gosta muito de água, ficar atenta para não deixar secar).
      – alguma praga (faça um revisão na planta).

      ABraço

  52. Ricardo, gostaria que você me ajudasse na minha Caliandra. Esta sua é a minha inspiração. Infelizmente não tenho Facebook, conseguimos conversar por e-mail?

    Abs

    • Olá Diogo, infelizmente por enquanto o contato é apenas pelo face para envio de fotos, ou você pode me enviar um pin do Pinterest.
      ABraço

  53. Meu sonho é minha caliandra rosa ficar como a sua. Estou muito preocupada pois a maioria das folhas dela não está fechando a noite! O que eu posso fazer pra salvar minha plantinha?

  54. Olá, muito bonito o seu trabalho! Eu acabei de comprar uma caliandra rosa de 4 anos como o meu primeiro bonsai, e gostaria de deixa-los no interior o dia inteiro( moro em apartamento), e colocar ela para pegar sol umas duas horas por dia. Isso irá prejudicar o crescimento dá árvore? Pode mata-la?

    • Olá Carlos.
      Esse “bota e tira do sol” realmente não fará bem para a planta. Como toda árvore na natureza, ela precisa ficar no melhor local possível para ela se adaptar. Desta forma, ela não conseguirá e certamente irá prejudica-la.
      Se você tem uma janela onde pegue sol, a deixe ali. Se possível com a janela um pouco aberta porque a planta também precisa aeração/ventos. E observe: se ela brotar, não secar folhas, etc, o local está perfeito. Caso ela perca folhas ou galhos você precisará procurar outro local mais adequado.
      Ainda sobre a janela, não a coloque bem próxima do vidro, ele erradia muito calor e poderá queimar/desidratar a planta.
      ABraço

  55. Boa noite, primeiramente, seu trabalho é fantástico e muito belo. Estou com uma grande dúvida em relação a minha Caliandra. Ela possui cerca de 18 anos e esta comigo há cerca de 01 ano. Há cerca de 02 meses, todas as folhas ficaram amarelas e caíram, Hoje ela esta muito bonita, no entanto, nunca floriu, Ela possui muitos brotos, mas todos estão morrendo, eles estão secando das pontas para o meio e todos com um furo. Achei que pudesse ser alguma praga. Passei por 02 semanas seguidas (1 vez por semana) o inseticida Dimy pronto, mas não percebi melhoras. Moro no interior do Estado de São Paulo, divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, ou seja, clima constante de 30 a 35 graus. Ela fica em ambiente externo. Cerca de 04 horas de sol pleno. Rego 01 vez ao dia, no período da noite. Obrigada desde já, Caroline.

    • Obrigado Caroline por suas palavras.
      Brotos com furo? Teriam um formato de uma vagem com pontas finas? Se for isso, trata-se de uma praga causada por um bicho chamado gália. Procure no Google e veja se não é isso. Se for, elimine todos os brotos deformados.
      Quanto a sua rega, indico que você mude da noite pela manhã.
      ABraço

  56. oi adorei seu trabalho, ganhei uma caliandra de rosa vermelha, só que de uns dias pra cá, ela começou a ficar com algumas folhas amareladas no meio, só que tem galhos novos crescendo muito com folhas bem verde, minha dúvida é se tenho que desfoliar as amareladas ou elas caem por elas mesmo, ou se isso é sinal que a planta esta morrendo.

    Abraços

    • Olá Ana.
      Pode ser apenas troca de folhas velhas por novas. Mas observe pois se continuar pode ser outra coisa. Qualquer coisa estou a disposição.
      ABraços

  57. Bom dia Ricardo. Tenho uma Caliandra de 16 anos e já a possuo a 2 anos. Nunca a vi florir, apesar de sempre ter tido folhas e aparência muito saudável. Seus comentários aqui foram muito esclarecedores para que eu possa melhorar a condição da minha planta. Um deles é que não a deixo diretamente no sol, apenas sob claridade intensa. Já mudei o lugar dela para ficar o dia todo sob o sol, sem esquecer de aguar bem. O outro aspecto que você citou foi a adubação: osmocote 1x por ano (o de liberação lenta – 9 meses) e adubo orgânico (pode ser TM+FO) de 30 em 30 dias. Minha única dúvida é como você faz a aplicação desses adubos na planta. O orgânico imagino que você não jogue diretamente uma quantidade sobre a terra para não sufocar as raízes. Já vi técnicas de colocar o pó em uma tampinha de garrafa toda furadinha para que o pó seja liberado lentamente sobre a terra a medida que cai água em cima. Como você faz? Obrigada. Muito bom seu trabalho!

    • Olá Ana.
      O osmocote eu coloco em “camisinhas para chimarrão”, acho mais prático mas você também pode fazer saquinhos com meias de nylon velhas. A água passa com facilidade.
      Quanto ao orgânico, acho a tampa um pouco pequena (a não ser que seu bonsai seja pequeno) você pode usar copinhos de cafezinho furados, virados para baixo. Ou colocar nas bordas do vaso removendo um pouco do substrato.
      Abraço

  58. Boa tarde Ricardo, a minha caliandra quebrou o vaso, aí tive q transplanta urgente, porem no substrato coloquei 70% caqueira e areia grossa e 30% substrato vegetal, aí claro q não deixei no sol e nem adubo por 20 a 30 dias até q aa raízes se acostuma com a terra, mais percebi q a terra fica muito unida, a caliandra não gosta de terra muito umida, oq devo fazer? Troço é novo a terra, oi espero o tempo certo p colocar no sol e vai ficar normal novamente? Desde já agradeço obg
    Tiago Moraes.

    • Olá Tiago.
      Reduza um pouco a rega. Caliandra gosta de bastante água mas não de solo encharcado. Se onde você mora for muito quente eu aguardava uns 45 dias e começava colocando ela aos poucos no sol. Ela voltará ao normal sim. ABraço

  59. Ola! Eu tenho uma caliandra rosa que estava linda, com muitas folhas. Mas fui viajar e a pessoa que deixei cuidando acabou nao regando a planta diariamente e as folhas cairam todas. Eu quebrei uns galhos da arvore e vi que estao verdes por dentro, mas ja faz mais de mes que nao brota nem uma folha na arvora. Ela morreu? Devo desistir?

    • Dalvana, raspe com a unha a casca de alguns galhos e tronco e verifique se ainda estão verdes. Se estiverem, mantenha a rega (sem encharcar) e a planta fora do sol sol direto. Ah e não adube a planta.
      Boa sorte. ABraço

  60. OI Ricardo, pode me auxiliar, minha caliandra as folhas ficaram pretas e cairam todas tem bem poucas verdes, estou com ela a cerca de um mes, ela estva ficando na meia sombra, ai não sei o que fazer, se ela esta morrendo ou não]

    • Riomar, nunca vi disto das folhas ficarem pretas. Ela por acaso ficou sem águá?
      De qualquer maneira sugiro: não adube, elimine todas as folhas velhas, atenção na rega para não encharcar o substrato e observe, ela deverá voltar a brotar. Boa sorte. Qualquer coisa mande nova mensagem. ABraço

  61. Olá Ricardo, linda sua Caliandra e muito interessante suas dicas. Tenho uma dúvida, mudamos recentemente a terra da nossa Caliandra que tem aproximadamente 5 anos.
    Fizemos conforme uma pessoa que cultiva Bonsais nos recomendou, é a primeira vez que fazemos isso. Cortamos um pouco as raízes, colocamos um adubo na terra (aquele de bolinhas) e tiramos as folhas. Fizemos este mesmo procedimento também com uma Romã, Amora e Acerola. Já se passou mais de um mês e nenhum sinal de folhas. Apenas na Acerola cresceu.
    A Romã e Amora davam frutos constantemente, porém, depois da troca de terra, nem as folhas cresceram. Faz duas semanas que troquei toda a terra novamente, não colocando mais o adubo, mas agora acrescentei húmus com a terra.
    Como posso saber se elas morreram ou não? Tem ainda alguma coisa que posso fazer? Estou bem triste por deixar elas nesta situação.
    Grata

    • Olá Luciano. Eu não adubo as plantas quando faço o transplante. Adubação só depois de uns 45 dias (no mínimo) depois que a planta começar a brotar.
      Sugiro que você não mexa mais na terra e nas raízes das plantas, mantenha a rega sem encharcar e as plantas a meia sombra.
      Para verificar se estão vivas, raspe com a unha um pequeno pedaço da casca de galhos e troncos, se verdes, ela vai voltar a brotar. Uma coisa que pode ajudar é você regar as plantas com enraizante 1x por semana.Boa sorte. ABraço.

  62. Olá Ricardo, minha caliandra estava com conchinilha a e na terra havia uma larvas brancas e gordas assim transplantamos com terra de bonsai e adubamos com aquelas bolinhas, usamos um inseticida diluído em um litro de água e uma tampinha de óleo mineral e pulverizamos a cada 3 dias, porém na quarta aplicação percebi q as folhas estão amarelando e caindo todas, o que faço?

    • Olá Simone.
      Cochonilhas no substrato é ruim mesmo, fez bem em realizar o transplante e trocar o substrato, apenas você não devia ter adubado, se puder, retire todo o adubo. A queda das folhas podem estar sendo causadas pela adubação. Plantas que não estão saudáveis não devemos adubar.
      Imagine o seguinte, quando você está doente você come uma feijoada ou um caldo de legumes? Caldo, né? Não devemos exigira da planta que ela processe o adubo de forma normal visto que agora ela está debilitada e procurando se recuperar do ataque das cochonilhas e também se recuperar do trasplante que sempre é um momento de grande estresse para a planta.
      ABraço

  63. amigo tenho uma caliandra vermelha que estão amarelando o que pode ser? outra duvida seria quanto a adubação tenho 4-14-8 e fosway liquido posso adubar com esses? quantas vezes posso usar?

  64. Olá… ganhei uma caliandra e estou um pouco na dúvida de como proceder… depois de 4 hs de sol eu retiro ou posso deixá-la por mais tempo? normalmente coloco as 8hs… devo tirar ao meio dia? e caso retire posso deixá-la na sala de casa ou é melhor em um local próximo ao sol? quanto tempo ela demora para florir? vi q ontem apareceram alguns brotinhos… é correto molhar sempre que o solo está seco e até que ele encharque?
    apareceram tambem umas duas folhinhas amareladas… acho q deixei o solo secar um pouco além do q devia… moro em brasilia… apesar de estar 28° a umidade do ar é muito baixa o que faz com que a agua evapore com mais rapidez… devo arrancá-las ou posso deixar?

  65. Olá Ricardo,

    Sou um grande admirador do seu trabalho, inclusive comprei uma muda de caliandra depois de observar como está maravilha ficou.

    Sou um principiante na arte do bonsai e por isso gostaria de saber sobre os primeiros passos com a minha muda de caliandra.

    Devo começar com as adubações e deixa-lás em amplo sol ou devo esperar algum tempo?

    Desde já agradeço por compartilhar o seu conhecimento conosco.

    • Boa noite Murilo.
      A 1ª coisa a saber é se sua muda está em um substrato adequado. Se estiver, OK, comece então com a adubação para que ela se desenvolva. Caso contrário, 1º você precisa transplantar a muda para um substrato adequado.
      As minhas só ficam protegidas do sol do meio dia durante o verão e de resto é sol pleno mesmo. Mas fique atento a rega, caliandra é sensível a falta de água.
      ABraço

  66. Bom dia tenho uma Caliandra de aproximadamente 7 anos comprei ele a menos de uma semana e as folhas dela estão ficando amarelas oque isso quer dizer preciso de ajuda pra manter ela viva !? poderia me ajudar por favor ?
    se quiser envio as fotos por e-mail

    • Olá Jonathan.
      Me informe algumas coisas para que eu possa te ajudar.
      Ela foi comprada pela internet? Se sim, quanto tempo levou até chegar a você?
      Você mora em que cidade e como é o clima aí?

  67. Olá amigo, minha Caliandra estava crescendo bem, quando todas as folhas secaram e começaram a cair. Ficou igual uma foto que você postou dela sem folhas. Pensei que estava perdendo minha planta isso é normal? Porque ocorre isso?

  68. Olá, amigo. Sou novato no cultivo de bonsai, comprei uma caliandra rosa há cerca de 5 meses, ela vinha muito bonita com folhagem bem verde e densa, criando novos ramos todos os dias e eu a vinha podando regularmente. Porém, num certo fim de semana há 1 cerca de um mês atrás em que eu viajei, infelizmente acabei esquecendo de regá-la antes de sair e ela ficou uns dois dias sem rega e foram dias quentes. Quando cheguei em casa notei que ela estava bem pra baixo, com as folhas meio murchas. Aí desde então voltei a regá-la regularmente, ela deu uma pequena melhorada mas ainda não está como antes e as folhas estão um pouco amareladas e caindo e sem surgir praticamente nenhum novo ramos/folhas.. Minha dúvida é, ela está assim pois coincidiu com a chegada do inverno e deverá se recuperar na próxima estação ou essa falta de rega pode tê-la afetado de forma irreversível? Se puder me esclarecer eu agradeço. Obrigado. Daniel

    • Daniel, o estresse hídrico é muito perigoso para as caliandras, elas sentem demais a falta de água.
      Mas me parece que no seu caso não foi tão grave assim.
      Indico que você remova TODAS as folhas dela. A transpiração das plantas acontece principalmente nas folhas e se sua planta passou por uma desidratação, manter as folhas só vai fazer ela se esforçar muito mais para passar esta fase.
      Sem folhas ela poderá se reequilibrar e voltar a brotar.
      ABração

  69. Boa tarde Ricardo, tudo bem?!
    Ganhei uma caliandra com 2 anos, ela nunca floresceu… Tem um período específico de idade para que isso aconteça?! Estou super curiosa para ver as flores dela, mas minha sorte mesmo esta sendo com uma sakurá que ta muito linda e florida.

  70. Boa noite,
    Acabei de ganhar um bonsai de Caliandra de 3 anos. Tem problema se eu deixar ele no meu quarto? Estou com medo que a luz artificial prejudique o “sono” da plantinha. Estou deixando perto da minha janela onde ela recebe luz do sol direta das 7h as 12h e depois só claridade. Estou com medo de deixar ela muito tempo exposta a luz. Tem problema?

    Obrigada desde já!

  71. Olá, boa tarde!
    Comprei a minha Caliandra há 1 ano e meio (ela tem 7 anos)… mas ela até agora não floriu. Já fiz troca de vaso… podei as raízes e nada.
    O que eu posso fazer para ela florir?

    • Olá Juliana.
      Para a caliandra florir ela precisa receber poda adequada no início da primavera, receber sol e quantidade de água adequadas e uma adubação rica em fósforo.
      ABraço

  72. Olá Ricardo, tudo certo por aí?
    Primeiramente quero lhe parabenizar pelos seus excelentes trabalhos e agradecer muito por compartilhar eles.
    Tenho duas mudas de caliandra e não sei o que está acontecendo com elas. Uma está praticamente estagnada, não cresce a um mês aproximadamente. A outra está crescendo, porém em um ritmo muito lento, e seus brotos estão saindo com uma coloração muito pálida. Se puder me ajudar ficarei muito grato.
    Segue em anexo o link do meu Facebook:
    https://www.facebook.com/wesler.meiners
    Ou se preferir, posso entrar em contato contigo pelo WhatsApp.
    Abraços…..

    • Olá Wesler, já somos amigos no face, hehehe.
      Seguinte, preciso de mais informações sobre suas plantas: quanto tempo do último transplante, qual adubação q vc usa, qual o substrato.
      Fico no aguardo.
      ABraço

  73. Bom dia Ricardo, como estas?
    Então, minhas mudas de caliandra foram feitas a partir de misho e hoje faz 8 meses e 2 semanas que eu realizei um falso transplante (apenas coloquei elas em um vaso maior e completei com substrato, não realizei qualquer intervenção nas raízes).
    Em relação a adubação, uso FO + TM (3 partes de FO e 1 de TM) a cada 30 dias.
    O substrato que eu usei foi em torno de 30% de caco de tijolo e 70% de terra argilosa. Penso que o problema esteja relacionado com o substrato. Estou pensando em realizar um transplante (porém não podar as raízes) e utilizar um substrato com 50% de caqueira, 20% de areia grossa e 30% de terra argilosa. O lugar onde elas estão pega sol das 13:00 as 18:30 horas!
    Grande abraço!

  74. Olá Ricardo,
    A partir de qual a idade a Caliandra pode florescer?
    Tenho uma muda de 2 anos, e estou estudando os cuidados necessários para ter ela saudável. Sou de Curitiba-Pr
    Seu trabalho me inspirou muito!!

    • Olá Suellen.
      Não sei precisar ao certo, mas tenho udas que já floresceram a partir do 3º ano.
      Uma adubação rica em fósforo e uma boa incidência de sol colaboram muito para a floração.
      Obrigado por seu comentário.
      Aí em Curitiba tem boas lojas de bonsai.
      Abraço

Deixe um comentário