Técnica da mamadeira

Apreseto aqui um registro fotográfico que peguei no site do Bonsai Club Brasil, de autoria de Alecs (SP).

A mamadeira serve para acelerar o desenvolvimento da planta, auxiliando no engrossamento do tronc e aumento da ramifação.

tecnica-da-mamadeira3

18 comentários sobre “Técnica da mamadeira

  1. Ola amigos, fiquei satisfeito em aprender o processo de mamadeira com voces. Mande alguma coisa nova para eu aprender. Abrços Geraldo de Uberaba Minas Gerais.

  2. Ricardo…Não entendi a diferença entre o processo da mamadeira com a sua orientação dada a mim para pôr somente na bacia furada….O que difere uma da outra??? Na foto acima diz que a s raízes que saem do escorredor se alimentarão da “mamadeira” (bacia)…Mas são essas mesmas raízes que serão posteriormente podadas, não???!!

    • Soraia, a diferença é que na mamadeira, a árvore é plantada num recipiente e quando suas raízes começam a sair por baixo, este recipiente é colocado sobre uma grande bacia onde o substrato é composto de muita matéria orgânica para promover um crescimento acelerado.
      Abraços

  3. Ricardo. Sempre acompanho suas publicações e trabalhos, sempre me ajudam muito. Tenho uma pitangueira e um ficus no escorredor a espera do aparecimento das raízer, quero colocá-las na mamadeira (bacia). O substrato da mamadeira é 50% esterco e 50% areia grossa?

    • Ricardo, boa noite.
      Estou começando com esta arte e gostei muito do seu blog.
      Estou na mesma situação do Marcelo: coloquei uma pitangueira no escorredor e pretendo coloca-la na mamadeira. O substrato é 50% de esterco e 50 de areira ou de terra?
      Abraços e continue com o blog porque muito nos ajuda.
      JHumberto

  4. Olá, Ricardo!
    Eis-me de novo a pedir-lhe esclarecimentos.
    Quando se pretende colocar uma planta no escorredor (seja ela retirada do chão ou de um vaso grande), as raízes têm de ser podadas, para que caiba no escorredor, certo? Quanto de raízes se deve cortar?
    Um abraço,
    Milouska

    • Olá Milouska.
      Sim, as raízes devem ser reduzidas para que caibam no escorredor mas não devemos podar mais de 50% das raízes pois o objetivo primeiro é o de manter a planta viva.
      Abraços

  5. olá pessoal! tenho uma execelente muda de ninho idiano que está com aproximadamente um ano. Minha dúvida é ;
    será que o ninho idiano aceita a tecnica da desfolha para dimunir as folhas?

    • Bom dia Carlos.
      Não tenho conhecimentos aprofundados sobre esta espécie. Indico que você faça uma pesquisa aprofundada na internet ou consulte um botânico.
      Abraço

  6. Parabéns pelo seu trabalho. Excelente site tmb. Eu comecei a pesquisar sobre bonsais há alguns meses e nesse tempo ganhei uma cerejeira, parece ser uma planta MT nova, resolvi aplicar essa técnica e atualmente coloquei no escorredor. Fiz essa escolha pois no vaso que estava, tinha mts raízes saindo. Como estava no final do inverno resolvi n podar raízes, fiz certo ? Ela ainda estava com a raiz pivotante, não cortei.
    Desde já agradeço.

    • Valeu Paulo.
      Paulo, no final do inverno já poderias ter feito a poda de raízes tranquilamente. Podes fazer agora sem problema, só fique atento ao sol e as regas para a planta não se desidratar.
      ABraço

  7. Ricardo, boa tarde!
    Quero tirar uma dúvida. Na técnica da “mamadeira” o substrato que vai na bacia é composto matéria orgânica. Porém, minha dúvida, está no substrato do escorredor, que é a etapa anterior à “mamadeira”. Qual o substrato que deve ter no escorredor para que as raízes cresçam ao ponto de sair para fora do recipiente???
    Abraços

    • Olá Eduardo. O substrato no escorredor deverá ser o apropriado para a espécie plantada, respeitando as orientações de ser drenante, etc, etc. Isso porque você quer que as raízes se desenvolvam a ponto de sair pelos furos do escorredor. Lembre-se também que o substrato da mamadeira não deve ser apenas orgânico, mas também que apresente condições que facilitem o desenvolvimento das raízes.
      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s