Bosque de Jabuticabas

Há muito tempo queria fazer um bosque mas falta o material adequado . . . então encontrei a lasca de pedra e comprei um material por muitas vezes desprezado: os “mausais” de supermercados. Comprei 5 jabuticabas.

Gostei muito do resultado. Mas chega de bla bla bla e vamos as fotos:

As plantas brutas e a lasca de pedra.

bosque_setembro_2009-001

A mão sobre a pedra para mostrar o tamanho.

bosque_setembro_2009-002

A lasca é muito fina –  1cm de espessura.

bosque_setembro_2009-003

As plantas preparadas.

bosque_setembro_2009-004

Prepare uma massa de argila e terra para fazer a barreira ao redor da pedra.

bosque_setembro_2009-007

Definindo a posição das árvores.

bosque_setembro_2009-005

Coloquei uma fina camada de substrato, acomodei as plantas e completei o substrato.

bosque_setembro_2009-008

O trabalho finalizado, agora vai para a sombra se recuperar.

bosque_setembro_2009-017

Visto de cima.

bosque_setembro_2009-018

Visto de tras.

bosque_setembro_2009-015

Vejam a beleza da fotografia feita por João Arzivenko no Encontro Regional de Clubes e Associações de Bonsai do Rio Grande do Sul ocorrida em maio/2010:

Em julho foram acrescentadas mais 3 pequenas árvores, totalizando 9 exemplares no bosque. Adquiri um “mausai” que na realidade eram 4 mudas juntas.

As mudas separadas para inserir no bosque:

As mujas já incorporadas:

Dezembro de 2010 – desfolha do bosque. Depois de centenas de folhas, retiradas uma a uma:

Detalhe:

Atualizando – janeiro de 2011. Brotação intensa.

Detalhes:

Maço 2015 – atualização: limpeza, podas e uma leve aramação.

Antes:
DSCN3070_WEB

Depois:
DSCN3073_WEB

2015 – Julho
Premiada como o melhor bosque na 1ª Expo Ideal Bonsai.
DSCN4487_WEB

2016 – Agosto
Poda de refinamento, eliminação de galhos … manutenção normal.

20160828_161854.jpg

Ajustando ao formato desejado:

20160828_164137.jpg

2017 – Fevereiro
Limpeza e poda de formatação.

20170227_234509_web

20170228_001717_web

20170228_001929_web

50 comentários sobre “Bosque de Jabuticabas

    • Danilo, eu coleto placas de musgo e aplico sobre o substrato.
      Também é possível “plantar” musgo. Eu ainda não fiz pois tenho onde coletar, mas passaram a dica de colocar no liquidificador uma lata de cerveja e um punhadinho de musgo. Bater até misturar bem e aplicar em poucas quantidades sobre o substrato ou numa laje. Manter a umidade. Dizem que depois de 2 meses vai estar tudo bem verdinho.
      Abraços

  1. Cara, se isso ai você chama de Mausai, não sei do que você chamaria o que tem nos hipermercados aqui de Caxias…

    Esse material ai é muito bom…

  2. Parabéns pelo trabalho…show de bola.

    Estou acompanhando diversos trabalhos seus…aquela Azaleia então, mata a pau…me serve de inspiração.

    Concordo com o Marcio Vargas…aqui em Caxias é uma vergonha….

    Apenas uma pergunta..onde você arrumou a Lasca de Pedra?

    Abração e continue postando fotos dos trabalhos…

    • Olá Cleverson, obrigado pelas palavras de incentivo.
      A lasca eu achei na rua, hehehehe, mas você encontra facilmente em lojas de pedras para decoração, calçamento …
      Cara, procura pela Casa do Bonsai e fala com o Edson, ele tá produzindo e comercializando muita coisa boa.
      Abração

  3. Meus Parabéns por esses trabalhos !!
    To querendo começa a fazer bonsai e ainda estou com muitas duvidas, a jaboticaba é indicada para iniciar esse processo ou vc indicaria outras mudas ?
    obrigado !

    • Celso, as mudsa estavam bem sadias o que é fundamental para o sucesso do trabalho. Você pode fazer com praticamente todas as espécies. Já vi trabalhos maravilhosos com caliandras, ficus, camboim, ulmus, acer, pitangueiras … Abraços

  4. Ricardo, Parabéns, muito bonito mesmo.

    Mesmo que eu consiga os”mausais” para montar o bosque
    seria melhor esperar para depois do inverno, ou da para montar agora?Sou seu vizinho de Novo Hamburgo, e colega no forum atelier do bonsai.(iniciante)
    Um abraço!

    • Beleza Jair, seja bem vindo ao mundo do bonsai.
      Você pode ficar atento que muitas vezes os supermercados fazem promoções de “mausais” e vá adquirindo as plantas. Atenção para pegar árvores de tamanhos e expessuras de tronco diferentes. Espere sim pelo final do inverno que é a melhor época para fazer este trabalho. Que espécie você está pensando em usar?
      Abraços

  5. Olá, Ricardo, tudo bem?
    Vou seguir seu conselho, e ficar de olho nos mercados e quando adquirir os “mausais”vou montar minha floresta.
    Quanto a espécie, vamos ver o que vou encontrar, talves pitanga ou jaboticaba
    Sou admiradordos seus trabalhos.
    Até mais. Um abraço!

  6. Ricardo, é demais o trabalho que tu faz com todos os bonsai, comecei a gostar faz uns seis meses, e cada vez mais estou adquirindo um amor grande por isso tudo. Se puder me mande um e-mail para eu pegar algumas dicas contigo. Abração Rafael, efirafa@gmail.com (sou de sapucaia).

  7. Muito bom… me deu inspiração para começar meu próprio bosque… estou pensando em começar com um bosque de ficus, para depois passar para um bosque frutífero…

    Só uma duvida: não é preciso furar a lasca de pedra para drenagem?

    Abraços e sucesso.

    Michel
    Joinville – SC

      • Ok.
        Obrigado pela dica.
        Estou pensando em manter as mudas durante algum tempo em uma prato largo e raso, para enraizarem bem na horizontal, e depois colocar sobre a laje.
        Gostei da dica sobre o musgo com cerveja…

        Você tem alguma newslatter ou e-mail para contato?

  8. Chego só hoje 28 de abril de 2012. Tenho 5 mudas/pré bonsai/bonsai de jabuticabeiras. Acabei de comprar uma bandeja ( dessas prontas oval com 45 cmx32x4cm de profundidade). Vou tentar essa aventura. Parabens pelo trabalho, obrigado pelo ensinamento. Edgard de Vinhedo.

    • Olá Waldo.
      Só não coloquei a foto na postagem mas depois de distribuídas, colocado o substrato, passei um cordão entorno da pedra e da base das árvores. Após uns 3 meses foram retirados pois as plantas já haviam emitido raízes suficientes e estavam firmes. ABraços

  9. Gostei muito desse trabalho de Bosque de Jabuticabas.Pretendo “tentar”‘ fazer algo parecido, e já estou providenciando as plantas,porém tenho uma dúvida quando a “barreira”‘ feita para conter o substrato,ela foi feita com terra comum e argila,só isso?Ela não se desfaz na rega?Mantem o substrato?Desculpe-me a pergunta.Obrigado.

    • Obrigado João.
      Eu fiz com argila comum e terra preta misturados. Depois de aplicados e com a cobertura de musgo, ela segura muito bem o substrato e não se desfaz com a rega.
      ABraços

  10. MEU DEUS!!! Meu professor de bonsai, Romário , de Curitibanos-SC, é bom, mas voce Ricardo, não deixa nada a desejar. Parabéns pelo trabalho nos vários níveis. Tenho um buxos que retirei através da técnica yamadori, com 49cm na base do nebari e 40cm mais acima no tronco. Essa árvore deve ter bem mais de 60 anos. Está no “banho maria”, num imenso pote plástico. Te que retirar dois galhos grossos e tivemos que carregar em dois homens tão pesada ela é. Espero, também me inspirar nos teus trabalhos, principalmente se eu tiver que fazer enchetia que ainda não sei como fazer nem se dá para fazer no buxos com essa idade. Um grande abraço.

  11. Olá de novo ricardo, qual o nome dessas graminhas no substrato? na verdade as tenho em casa mas não sei o que é nem como faz para crescer,pois elas só ficam do mesmo tamanho não crescem

    • Jorge, claro. Consiga plantas semelhantes, não necessariamente jabuticabas, você também pode fazer com qualquer espécie. Uma boa lasca de pedra ou um vaso raso de bonsai.
      Abraços

  12. Parabéns, Ricardo de fato, eu como iniciante, também gosto muito de seus trabalhos, e a maneira como vc posta a sequência das fotos é muito didático.
    Obrigado por compartilhar conosco as suas idéias e trabalhos, vou tentar fazer um bosque.
    Ps inspirada em seu blog também tiro fotos dos meus pré pré pré-bonsai e vejo a evolução é muito bom. estou animada.

  13. Conheci agora seu trabalho com esse bosque que, ficou maravilhoso em minha opinião, parabéns!
    Tenho 03 mudinhas muito novas de jabuticaba que as plantei de sementes, com a ideia de tentar fazer um bosque, e, dessas 03, 02 estão com outras nascendo ao lado. Você acha que posso aproveita-las para compor meu futuro bosque?
    Agradeço a ajuda.
    Um abraço.

  14. maravilhoso, simplesmente maravilhoso, queria eu ter um talento desses, estou começando agora nessa arte e ainda tenho muitas duvidas, porque e quando fazer a desfolha da jabuticabeira? a planta tem que ter uma idade mais velha ou nao?

    • Olá Talles. Obrigado.
      A desfolha é feita por várias razões: poder “enxergar” melhor os galhos e a estrutura da árvore, para reduzir o tamanho das folhas, para renovar as folhas ou mesmo para estimular maior crescimento em determinado ramo.
      Pode ser feita em qualquer planta, independente da idade desde que ela esteja saudável.
      ABraço

  15. Saudações Ricardo!! Observo que você ao plantar seu “mausai” de jabuticaba, na estrutura do bosque, retirou todo o substrato antigo, o qual a planta estava. Isso deve ser feito como regra geral? Ou seja, se adquiri uma muda em umas dessas feiras de jardinagem devo, ao transplantar, retirar toda a terra antiga, a qual ela veio? Pergunto porque também adquiri um mausai de jabuticaba e minha intenção é deixá-lo desenvolver livremente, até formar uma espessura de tronco razoável, pois desejo transformá-lo em um bonsai um dia… rsrsr… não tenho pressa!!! Moro no nordeste. Sei que jabuticabeira gosta de umidade, Você tem alguma dica de qual substrato devo usar? Desde já, parabéns pelo site e meu obrigado.

    • Olá Antônio, eu troco sempre que identifico que o substrato é apenas terra vermelha ou se apresenta pouco drenante, o que é recorrente nos mausais.
      Quanto ao substrato para sua jabu aí no nordeste acredito que uma mistura de 50% terra vegetal de boa qualidade + 50% de caco de tijolo (eu uso de telha que é melhor) funcione bem. Não descuide da rega, o sol e calor aí são implacáveis.
      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s