Bonsai

INTRODUÇÃO

A palavra Bonsai, justamente por ser um ideograma, não possui plural.  BON=BANDEJA, SAI=ÁRVORE. Bonsai = “Árvore criada em bandeja (vaso)”.

Muitas das coisas belas deste mundo se criam a partir da própria destreza ou são transmitidas de geração em geração. A arte se baseia na sensibilidade, na visão e no tato. O bonsai mescla estes três sentidos e inspira paz e tranqüilidade. Além disso, o bonsai é uma terapia, já bastante indicada, onde esta nos ensina observação, cuidado e principalmente paciência.

O Bonsai é uma arte viva, sempre em formação. Cada bonsai é único, nunca encontraremos dois Bonsai idênticos. O Bonsai não deverá ser somente a fotocópia ou a imitação tridimensional de uma fotografia. Se for justo usar a natureza como modelo, o objetivo final deverá ser algo que foi estudado e refeito nas vossas mentes antes de iniciar a criar. Só neste caso se lhe pode chamar Arte.

A arte do Bonsai esta intimamente relacionada com a contínua observação. Tanto a observação de nossa inspiração, a natureza em si, quanto à de nossa própria arte. Talvez o mais fácil e importante meio de proteger-se de problemas é inspecionar as plantas regularmente e estar consciente do fato de que insetos e doenças geralmente não atacam plantas saudáveis e bem cuidadas.

Por suas características muito singulares é cada vez maior, em todo mundo, o número de pessoas interessadas em aprender a arte do Bonsai. Antigamente, o cultivo do Bonsai era considerado elitizado. Hoje, no entanto, ele é visto como arte e hobby pelo público em geral. Tornou-se popular nas grandes cidades, onde as pessoas têm pouco contato com a natureza.

Um dos principais itens a ser nunca esquecido, é o fato de que o Bonsai é uma árvore, e como qualquer árvore necessita de um ambiente ao máximo similar ao geral. O Bonsai deve permanecer o máximo possível em ambiente externo. Sua saúde depende exclusivamente do contato com o ambiente natural.

O fato de “aprisionarmos” uma árvore a um vaso, pode nos levar a pensar que esta sofre. Mas se os Bonsai não fossem fortes e saudáveis, como é que alguns exemplares poderiam ter sobrevivido por centenas de anos? Há registro de um bonsai ainda vivo, cuja idade aproximada é 1500 anos, em alguma casa na periferia de Tóquio (informação extraída da revista Veja). No Japão até um tempo atrás, uma família para se considerar com tradição deveria possuir um Bonsai de pelo menos 300 anos.

No bonsai o fator idade é bastante relevante. Muitas vezes torna-se difícil determinar a idade exata de um bonsai. Entretanto, a idade real não é fundamental. No Bonsai o que prevalece é a idade que a árvore aparenta ter. O verdadeiro artista é aquele que consegue, através de técnicas, “envelhecer” uma planta jovem.

O Bonsai esteticamente perfeito é aquele que se pode encontrar um similar na natureza, em sua forma e tamanho originais.

Fonte: Miniatura Bonsai – Herb L. Gustafson – Sterling Publishing Co. Inc – New York 1995 (Tradução por Eloá C Levandowski – Porto Alegre-RS)

Anúncios

13 comentários sobre “Bonsai

  1. cultivo ha quinze anos, tenho duas centenas deles, várias espécies, alguns frutificando, tamanho entre dez e 40 cm de altura e diametro entre 1 e 4 cm. O que me chamou a atencao foi a aramacao neste verao. aramei em final de outubro e irei desamarra-los em final de fevereiro, a brotacao foi geral entre o arame e um corte de lamina na meia altura ao redor da planta. tenho cerca de dez bonsai aramados, para experiencia, da brotacao sob estresse. mas a diferenca é gritante.

      • Prezado bonsaista!

        Eu amarrei (enrolei) o arame (fio de luz – cobre) em alguns galhos entortando-os. Ao redor das voltas do arame houve a brotação. Não apertei o fio para não machucar a casca. As especies que fiz isso foram araças, aguaí da serra e cerejeira. Todas brotaram exuberantemente. minha intenção era a fritufucação aceleradas delas. O que nao ocorreu ainda embora já tenham 15 anos. o inicio desse processo deu-se em outubro e vou retirar os arames em final de fevereiro.

    • Paulo, em Porto Alegre tem a Viva Bonsai (www.vivabonsai.com.br).
      Te indico também a Ideal Bonsai de Novo Hamburgo (www.idealbonsai.com.br).
      Abraços

  2. Como faço pra que as minhas sementes de acer palmatum germinem? porque sempre vejo varias formas de como faze-lo , mas nao sei qual o melhor jeito.

    • Olá Vitor, aqui vai a informação que tenho passada pelo bonsaísta Wilson Fracassi:
      “Para as sementes de acer é necessário escarificação e estratificação, veja abaixo :
      Primeiro Passo: Escarificação
      As sementes necessitam ser escarificadas para facilitar a sua germinação. Coloque-as em água quente (não fervente) por 48h e deixe-as de molho.
      Como opção, renove a água quente (não fervente) após ter decorrido 24 horas.
      Segundo Passo: Estratificação
      Coloque as sementes escarificadas em um saco Zip . E leve-as à geladeira.
      As sementes devem ficar dormentes por um período de 90 a 120 dias antes de estarem prontas para a germinação.
      – no caso das sementes de qualquer “Acer” (Palmatum, Buergeriana, Bloodgood, Suminagashi, Saccharum e outras”, devem ficar dormentes por um período de 90 a 120 dias antes de estarem prontas para a germinação.
      Terceiro Passo: Semeadura
      Após o período de estratificação, as sementes agora podem ser semeadas diretamente no solo ou em vasos. Para a semeadura você pode usar areia ou substratos comerciais para essa finalidade (Tipo Plantimax da eucatex)
      Quanto a profundiade de plantio não há necessidade de ser funda não, de 0,5 a 1,0 cm no máximo.
      Deixe os recipientes com as sementes em um local com boa iluminação porém não a sol direto, mantenha uma humidade constante.”

      Espero que ajude.
      Abraços

  3. Boa noite, Ricardo! Realizei algumas estacas de caliandra, primavera e de pithecolobium. Tem 02 semanas que fiz. Coloquei todas em areia. Agora estou ansioso e precisando de sua ajuda. Como vou saber se vingaram as estacas? Quando começará a brotar alguma folha ou galho? Fico no seu aguardo e desde já agradeço a sua atenção. Abraços

    • Olá Allan. Sim, quando começarem a brotar. Depois de brotarem bem, evite mexer nas mudas pelo menos por 6 meses. E mesmo assim, verifique se a muda está bem firme. Abraço

      • Oi, Ricardo! Obrigado pela rápida resposta. Mas quanto tempo demora para brotar? Isso que ta me matando, ansiedsde. Rsrsrs! Um grande abraço, parabéns pelo lindo trabalho e, por favor, avise quando tiver algum evento no RJ.

      • Allan, elas devem começar a brotar a partir de agora. Lembre-se, a paciência é a regra mais importante no bonsai. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s