10 dicas para iniciantes

10 dicas para quem está iniciando a arte do cultivo do bonsai

  1. Inicie a maravilhosa experiência de ter um bonsai com uma espécie resistente e de fácil cultivo.
  2. Procure sempre que possível saber a idade, nome comum e científico da planta adquirida. Toda informação é importante. Se a planta pode ficar direto no sol, qual o tipo de terra, que tipo de adubação usar, precisa muita ou pouca água, etc.
  3. Bonsai é árvore e com tal nasce e cresce ao ar livre. Coloque seu bonsai ao ar livre, em sacadas e varandas, mas nunca dentro de casa.
  4. Bonsai dentro de casa só por um período máximo de 3 dias. Uma árvore, também morre por falta de luz.
  5. Uma árvore doente também não deve ser adubada até que mostre sinais de recuperação, neste momento começaremos a adubar de forma mínima. Não se oferece feijoada a nenhum doente.
  6. Atenção para a rega: a maioria dos bonsai morrem por falta ou excesso de água.
  7. Se o seu bonsai demonstrar alguma enfermidade, procure ajuda de um profissional.
  8. Procure se informar, a internet tem muita informação a disposição, mas é preciso saber se a fonte é confiável. Eu sempre indico fazer um curso com profissional qualificado.
  9. A arte bonsai não é uma arte individual, procure pessoas ou um grupo para praticar e trocar experiências.
  10. Tenha tranqüilidade e paciência ao lidar com um bonsai.
Anúncios

12 comentários sobre “10 dicas para iniciantes

  1. BOA TARDE,SOU DO RIO DE JANEIRO MAS ESTOU EM OSASCO – SP,GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ADQUIRIR UM PRE-BONSAI DE ACER PALMATUM AQUI EM SAO PAULO ,OU SE VC TEM PRA VENDER?OBRIGADO E AGUARDO UMA RESPOSTA SUA

  2. Ola Ricardo Paiva.
    Eu indo a um supermercado aqui em Fortaleza encontrei 4 bonsai de jabuticabas estavam quase mortos as folhas ressecadas e sem uma gota de água.
    Eu vendo aquela situação reclamei e comprei um o qual as folhas ainda estavam com pouca vida, trouxe para casa reguei e coloquei uma gota de um complexo vitamínico que eu tinha em casa ela esta linda nasceu tantas folhas novas eu fiquei feliz.
    Porém não saia da minha cabeça aqueles outros pés de jabuticabas quase mortos que eu havia visto no supermercado. Apos uns 5 dias eu fui lá e ao encontra-las na mesma situação comprei assim mesmo mortas para tenta salva-las.
    Podei retirando todas as folhas e galhos seco, coloquei uma gota de vitamina na base do caule, aguei bastante porem elas não estão dando sinal de vida. Eu agora estou mim sentindo culpada porque eu não socorri ela no mesmo dia em que eu trouxe a que estava com um pouco mais de vida.
    E para piora o meu desespero eu lendo sua orientações eu percebe que errei, pois, eu fiz a pota total retirei todas as folhas e galhos seco, aguei bastante porem eu deixei elas pegando o sol da manhã. E lendo suas orientações elas não podiam ficar no sol até dois meses depois que brotassem.
    Eu acho e acredito que ainda a vida naqueles caules o que eu posso fazer? mim ajude por favor ,pois, você tem muita experiencia com bonsai!
    Eu ao amanhecer vou retira-las do sol !
    Será que ela vão sobreviver?
    Deste já agradeço a atenção e as orientações que você possa mim dar!
    Obrigada!
    Melania

    • Bom dia Melania.
      Que bonito gesto seu, inclusive o procedimento retirando todas as folhas e galhos secos está corretíssimo. Como as jabus sofreram falta de água e estão numa situação crítica, expô-las ao sol só vai aumentar a desidratação. As coloque à sobra. Para verificar se ainda estão com vida, retire um pedacinho da casca com a unha e verifique se o tronco ainda está verde.
      Como normalmente estes bonsai de supermercado vem em um substrato ruim, inclusive para regar adequadamente a planta, sugiro que você faça uma imersão do vaso para que todas as raízes sejam hidratadas. Coloque o vaso dentro de uma bacia bem grande com água suficiente para encobrir o vaso e deixe por uns 30 minutos, Repita isto com todas. Depois, aplique a vitamina e vamos torcer que elas se recuperem. Boa sorte.
      Qualquer coisa estou por aqui.
      ABraço

  3. Olá, Ricardo. Bom dia.
    Sou de São Paulo e um iniciante apreciador das pequenas árvores em vasos. Tenho um Ulmus, ele está se desenvolvendo muito bem. Ontem, acidentalmente, um galho de pouca espessura rachou. Li em alguns sites, que não me lembro agora, que pode-se usar fita branca (aquela usada em torneiras e canos) para cicatrização nesses casos. Foi o que fiz. Dei algumas voltas de fita branca no galho rachado. O procedimento foi o correto? Se sim, por quantos dias devo deixar o galho envolvido com a fita? Aguardo sua orientação e parabéns por espalhar conhecimento sobre esta arte tão bonita que é a do bonsai. Obrigado.

    • Olá Alan.
      Nunca usei esta fita pois ela é muito flexível mas foi uma ótima iniciativa sua.
      A ideia de usar uma fita é para proteger a casca e a área lascada. O ideal é passar também um arame para “apertar”, sem estrangular, o galho e proporcionar que a rachadura cicatrize. Eu utilizo fita de autofusão e o tempo dependerá da espécie. Ficus por exemplo cicatriza muito mais rápido do que um ulmus.
      No seu caso eu deixaria uns 6 meses no mínimo, verificaria se está ok. Caso não, mantenha por mais tempo.
      Abraço

  4. Ola Ricardo, sou novo na arte do bonsai. Queria aproveitar para tirar uma duvida com você quanto aos substratos, como sou do RS também acho que posso usar o mesmo que você usa, adquiri mudas de Acer, Azaleia, Shimpaku, Ulmus e Caliandra que venho trablhando, se puder me passar a composição que você usa para estas plantas.

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s