Murta

Esta planta estava jogana na rua.

Aparentemente há mais de 1 dia. Como apresentava muitas raízes e alguns ramos ainda verdes, resolvi levá-la pra casa e tentar salvá-la.

Pela estrutura dos troncos, ela já deve ter uns bons anos. Precisei plantá-la inclinada em função das raízes. Com o tempo, será reposicionada.

Anúncios

15 comentários sobre “Murta

  1. Olá… vi essas fotos e estou muito curiosa em saber se posso fazer estaquia ou alporquia em murta de cheiro… na bahia não é muito comum encontrar esa especie por causa da “doença da laranja”, mas tem um exemplar na casa de minha mãe… será que posso fazer uma muda sem ser por sementes, pois não sei se tenho q quebrar dormencia ou planta-las diretamente no chão… não vejo mudas onde as semetntes caem. obrigada pela atenção.

    josinhacroche@gmail.com

  2. Olá de novo Ricardo, estou postando aqui pois meus bonsai são de murta também e eles estão nos vasos simples de bonsai daqueles de 5 cm de altura e com drenagem de aproximadamente 1,5 cm, A terra é terra comprada e uma mistura de esterco de cavalo (1 parte) e húmus de minhoca(2 partes) ao redor da raiz que está muito pequena ainda com 3 cm para a esquerda e 2 para a direita e para os lados, ela está com 15 cm.

    Devo troca-lá de vaso? que tipo? ou devo colocar hormônio enraizador?como devo coloca-lo?

    Abraços.

    • Olá Mateus. Se você deseja que sua murta cresça, você precisará colocá-la num recipiente bem maior para que as raízes tenham espaço para crescer. Neste vaso pequeno, seu crescimento será muito lento. Outra coisa, sugiro que você acrescente algum elemento que deixe o substrato mais drenante, como areia grossa (tipo estas de aquário) ou caco de tijolo//telha. Isso vai ajudar e muito no desenvolvimento da planta. ABraços

  3. Eu quero que ela fique com de 20-25 cm de altura e com uma copa grande, com galhos horizontais mais abertos e espalhados, cobrindo o vasinho com a planta.

    Tem alguma técnica para que os galhos cresça assim??
    Sei como é essa areia de aquário faço a aplicação daqui alguns dias pois já troquei a terra esta semana

    Abraços.

    • Mateus, não existe uma técnica específica. Você precisa é promover uma ótima adubação a fim de promover o crescimento da planta. Outra coisa é colocá-la em um recipiente grande, ou mesmo planta-la no chão para que acelere ainda mais seu crescimento.
      ABraços

      • Não tenho disponibilidade para planta-la no chão,mas vou coloca-las num recipiente maior e adicionar areia e hormônio enraizador.
        Abraços

  4. tenho um pé de murta com uns 16 anos e agora vou construir e preciso saber se posso arranca-la para plantar em outro lugar. tenho muito amor por ela pois é uma lembrança dos meus avós. me ajude.

    • Olá Eliude.
      Pode sim. Procure retirar a planta preservando um grande torrão com as raízes.
      Depois, atenção em manter a planta sempre úmida.
      Se puder utilizar um enraizador para as regas iniciais, será muito bom.
      @braços

  5. Quase sempre um ser resgatado, salvo de uma catástrofe ou golpe muito sério, se torna, no futuro, um herói, em beleza, ou genialidade, ou em sapiência ou em concentração de amores de seus admiradores.

    • Lennon, eu nunca fiz mas ouvi dizer que funciona. teste em um galho que não comprometa e depois, de der certo, onde você deseja.
      ABraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s