O Ensō e minha marca

Pessoal, apresento minha nova marca para meu trabalho com bonsai. Na realidade é um redesenho, uma evolução da marca que vinha utilizando.
Mantive o Ensō, o círculo Zen, pois seu significado é como eu me sinto em relação ao bonsai.
Vejam como ficou a marca e logo após uma descrição do significado do Ensō.

image description

Ensō (円相) é uma palavra japonesa que significa “círculo” e é um conceito fortemente associado com o Zen Budismo. Ensō é talvez o objeto mais comum da caligrafia japonesa mesmo sendo um símbolo e não um ideograma. Simboliza iluminação, força, elegância, o universo e o vazio (mu); também pode simbolizar a ´própria estética japonesa. Como uma “expressão do momento” é frequentemente considerado uma forma de arte expressionista.

Na pintura zen budista, o ensō simboliza um momento quando a mente está livre para simplesmente deixar os sentidos criarem. A pincelada de tinta do círculo geralmente é feita sobre seda ou papel de arroz em apenas um movimento (embora o grande Bankei às vezes usasse dois movimentos) e não há possibilidade de modificação: mostra o estado expressivo do artista naquele momento. Os zen budistas “acreditam que o caráter do artista está completamente exposto na forma com a qual desenha um ensō. Apenas uma pessoa mentalmente completa, que tenha percebido sua natureza búdica, consegue desenhar um ensō verdadeiro. Alguns artistas praticam o desenho do ensō diariamente, como uma espécie de exercício “espiritual”.” [Seo]

Alguns artistas pintam o Ensō com uma abertura no círculo, enquanto outros completam o círculo. No primeiro caso, a abertura pode expressar ideias diferentes, por exemplo, que o Ensō não está separado, mas é parte de algo maior, ou que o defeito é um aspecto essencial e inerente da existência (ver também a ideia de simetria quebrada). O princípio de controlar o equilíbrio da composição através da assimetria e irregularidade é um aspecto importante da estética japonesa: O fukinsei (不均斉), a negação da perfeição.

O Ensō é também um sagrado símbolo da escola de Budismo, e é frequentemente utilizado pelos mestres zen como uma forma de assinatura na sua arte religiosa.

Fonte: Wikipédia

Bora fazer bonsai!

2 comentários sobre “O Ensō e minha marca

  1. Parabéns, um grande exemplo como sempre. Gostei muito pois o Ensõ é simples e ao mesmo tempo extremamente complexo assim como a vida. Ele nos mostra que devemos estar constantemente vigiantes em busca do equilíbrio.Edmilson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s