Azaléia Gigi

Bem, esta azaléia foi compra a pedid de minha filha quando estava numa floricultura. Custo R$ 2,00 e foi escolhida porque tinh uma flor branca.

Parecia ser um tronco duplo mas com a floração, vi que se tratava de uma planta com flores cor de rosa e outra de flores brancas.

Dexei assim porque é assim que minha filhota gosta.

Bem, todos os anos ela nos presenteia com muitas flores. El não foi recebeu muitas intervensões, mas depois da flração deste ano receberá tratamento especial.

Segue evolução:

2004

azaleia-gigi_2004

azaleia-gigi_2004_1

2005

azaleia-gigi_2005

2006

azaleia-gigi_2006

2008

azaleia-gigi_2008

2009

azaléia_28_junho_2009-003

Olhem a quantidade de botões:

azaléia_28_junho_2009-002

Floração em julho de 2009:

azaleia_gigi_julho_2009-002

As flores de cor rosa desabrocham primeiro que as brancas. Vejam que o outro lado está sem flores, mas com muitos botões.

azaleia_gigi_julho_2009-003

Transplante – novembro de 2010 – desfolha e novo vaso.

37 comentários sobre “Azaléia Gigi

    • Olá Jane.
      Na azaléia apliquei adubo químico Biofert Floração 4-14-8. Também torta de mamona + farinha de osso (proporção 3/1). Cada um de 30 em 30 dias de forma intercalada.
      Já a caliandra, além da torta de mamona e farinha de osso, apliquei 1 vez osmocote de liberação lenta (8 meses).
      Abraços

  1. Oi Rick!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog e pelo ótimo trabalho com a azaléia! Sou um principiante no cultivo de azaléias, possuo 3 por enquanto, e gostaria de receber dicas de adubação. Escutei dizer que é bom enterrar uma vez por semestre um pedaço de bombril ou alguma palha de aço no vaso, para suprir as carências de ferro da planta e evitar o surgimento de folhas amarronzadas. Pergunto-me, no entanto, se a referida técnica não põe em risco a planta, por exposição à possíveis produtos tóxicos presentes nas palhas de aço, já que estas geralmente são usadas como produto de limpeza!
    Obrigado pela atenção!
    Um abraço,
    Rodrigo.

    • Rodrigo.
      Você deve usa uma palha de aço nova, sem uso justamente para evitar a entrada de produtos químicos.
      Outra formade se fazer, é colocar um pedaço de palha de aço dentro de uma garra com água. Em pouco tempo a água ficará “enferrujada” e aí você rega suas azaléias (diretamente no substrato). Isto pode ser feito 1 x por mês.
      Abraços

  2. Obrigado Rick!
    Fico contente de saber que posso colocar a palha de aço ou aguar com a água “enferrujada”, sem prejudicar minhas azaléias. Devo, no entanto, esperar a floração terminar para fazer esta adubação?
    Obrigado pela atenção e rapidez na resposta!
    Um abraço,
    Rodrigo.

  3. Oi Ricado!
    Obrigado pelas dicas anteriores!
    Se for possível, gostaria de tirar mais um dúvida, rs.
    Minha outra azaléia, um pequeno bonzai de flores brancas, de repente secou completamente de um lado só, como se estivesse morrendo. Quando olhei mais de perto, vi que estava, no lado seco, cheio de pontinhos brancos, como se fosse um fungo. Pesquisando na internet, vi que, pela descrição mencionada, pode tratar-se de Cochonilha, e comprei no mercado um remédio chamado dimethyson, de aplicação única.
    Gostaria de saber sua opinião sobre esse diagnóstico e o possível tratamento que encontrei.
    Obrigado mais uma vez pela força!
    Um abraço,
    Rodrigo.

  4. Olá Ricardo!!Tudo bem?
    Ricardo tem como vc mandar uma muda de CEREJA ANÃ já que pra mim que moro no interior de São Paulo fica dificil de achar manda uma que eu te pago a muda e o frete pelo amor de Deus!!!rs

  5. Olá, Ricardo adorei sua azaleia, estou começando com cultivo de azaleias, mas, adoro muito, estou revirando os site para saber tudo sobre as lindinhas rsrsrsr. Parabéns pelo blog vou te visitar sempre!

    • Boa noite Ofelia.
      Obrigado por sua visita. Realmente as azaleias são muito lindas. Eu tenho vários exemplares. Desde a rosa comum, estas de jardim, variedades chinesas (satzuki e simsii) até uma de flor dobrada que até hoje não consegui identificar a variedade. kkkk
      Volte sempre que quiser.
      Abraço

  6. Será se vc me ajuda? Uma amiga deixou que eu cuidasse da Azaleia dela. Como viajei pedi pra um vizinha cuidar, quando voltei estava completamente seca, so de balancar retirei todas as folhas e flores secas, percebi bastante agua no pratinho quando peguei de volta. Quero recupera-la, moro na Noruega o sol daqui ta muito fraco e frio do lado de fora. Devo coloca-la fora ou dentro de casa? Acho que ainda tem esperancas pois quebrei um galho e estava verde dentro. A dona vai me matar!

    • Olá Rafael. Que lástima o ocorrido. Bem, você fez certo ao eliminar todas as folhas e flores secas. Elimine também TODAS as folhas, a planta agora precisa se recuperar e as folhas vai tirar a força dela. A informação de água no pratinho parece indicar que a planta recebeu água em excesso. Suspenda imediatamente a rega e só volte a molhar o substrato quando estiver seco na parte de cima. Como aí está muito frio, a mantenha dentro de casa em uma janela que ela possa receber sol. Boa sorte.

  7. Oi ricardo, vou aproveitar e tirar uma dúvida. Minha azaleia esta florada porem esta apresentando em algunhas flores e brotos aspecto seco parecendo queimadura o que deve fazer? Moro em segipe uma região bem quente deixo ela durante a manhã no sol e a tarde na sombra , colocoágua todos os dias. mande-me uma orientação. Desde ja te agradeço.

    • Ducarmo, me parece que ea está queimando com o sol. Experimente deixa-la a meia sombra e observe.
      O vento quente também queima/seca bastante flores e folhas. Boa sorte. ABraço

  8. Olá Ricardo! Linda a sua azaléia… Comprei uma, e vou mudar para um vaso maior. Pó de coco e humus de minhoca são boas opções para adubo? Também tenho aqui aquelas pedrinhas de rio. O que acha? Abraço.

    • Mary, azaleia gosta de solo ácido (bastante matéria orgânica) então pode misturar o humus, o pó de côco e o pedrisco. ABraço

  9. Parabéns pelo Blog e principalmente pelo trabalho, é simplesmente incrível, gostaria de tirar uma dúvida quanto a adubação da azaleia, a farinha de osso e a torta de mamona posso usar juntas ou é melhor intercalar? E a rega com a água enferrujada posso fazer com outra adubação? Outra coisa q li eh sobre usar água com um pouco de vinagre 1x por mês também para corrigir a acidez do solo, eh interessante? Ou só com o próprio substrato posso conseguir uma acidez legal? Minha azaleia está linda com muitas flores e botões, porém tenho percebido q as flores estão durando pouco, quanto tempo deve durar uma flor? Desculpe a enchurrada de perguntas mas achei muito completo seu blog e seu cuidado com as pessoas q vem até você, parabéns de novo, caso queria me mandar um email posso lhe enviar fotos da minha azaleia.

    • Obrigado Fernando.
      Vamos lá:
      1. TM+FO pode usar junto.
      2. Pode fazer a rega junto com outra adubação.
      3. Nunca usei vinagre. Faça um teste com uma muda.
      4. Cuidado com os excessos na adubação, no bonsai + é -!
      5. Dependendo da composição o próprio substrato resolve mas tem que levar em conta que com o tempo ele vai perdendo as propriedades. Fique atento.
      6. Não sei quanto tempo dura.
      7. Me procure no face para compartilharmos fotos.
      ABraço

    • Abandonada por falta de tempo de trabalhar as plantas. Ano complicado.
      Mas este ano vou colocar tudo em dia. Já tem transplante programado pro outono, continui acompanhando.
      ABraço

  10. Ricardo, pode confessar… Vc não tem postado fotos desta lindeza, entre outras, só para desenvolver a paciência em seus seguidores, não é?! Este é o espirito, rs. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s