Enxerto em ficus – 2 métodos

Dois métodos de enxerto (com ou sem plástico) – matéria retirada do site do SIDIÃO http://sidiao.myweb.hinet.net/photo_e_8.htm
Método 1: enxerto por fenda ,cobrindo o bonsai com saco plástico.
Tratando-se do ficus microcarpa, você deve estar ciente de duas coisas antes de efetuar este procedimento em árvores que contêm muita seiva como o microcarpa:
1. Suapender a rega por dois a três dias. Quando há menos seiva e as folhas se tornam macias, você pode cortar as ponteiras para o enxerto.
2. Escolha uma árvore sadia para suportar melhor o teste a longo prazo. As folhas devem ser pequenas, lisas, e brilhantes com entrenó curtos.
(1) Corte a parte onde fará o enxerto com uma serra pequena. (Setembro 02.2002)
gm11
2) Rache o galho com uma lâmina bem afiada.

gm12

(3) Introduza o ramo na camada do cambium.
gm13s
(4) Amarre-o com a fita elétrica de isolação (a fita é melhor do que a corda, para sua flexibilidade). Repita este procedimento em todos os pontos que desejar.

gm14

(5) Cubra-o com um saco transparente e espere a brotação. gm16
(6) Os ramos brotaram após 14 dias.

gm171

(7) Abrir uma parte do saco oito vezes em quatro dias para deixar a árvore adaptar-se ao ar livre, 19 de setembro, 2002.

gm18

Método 2: Sem cobrir a planta com saco plástico.

Há anos que este novo método foi introduzido. Trata-se da aplicação de uma película plástica, que é usada para envolver diretamente as partes do enxerto em vez de cobrir com um saco. Este método também tem uma taxa de êxito muito elevada. Está técnica também pode ser aplicada em outras espécies que aceitam enxerto (ex. hibisco).

(1) Escolha pequenos ramos que tenham entrenós curtos; remova as folhas e mantenha as gemas, e corte então duas camadas finas, uma maior que a outra, uma em cada lado da cada ramo.
g003
g007
g010
g011
(2) Refine o corte onde será feito o enxerto, rache o local com uma lâmina afiada e introduza o ramo. Certifique-se de que a camada do cambium da árvore está juntada à camada do cambium do enxerto (ramo). Então, firme com a fita elétrica isolante e cubra o ramos com a película plástica. 
g012
g015
g017
g019
g020
(3) Estique a película plástica para cobrir as partes do enxerto sem  rasga-la. Não envolva mais de duas camadas da película plástica porque os botões novos não quebrarão completamente se o envolvimento é demasiado grosso.
g022
g023
g024
g025
(4) Resultado – brotações
g028
Anúncios

26 comentários sobre “Enxerto em ficus – 2 métodos

  1. Gostaria de saber que fita vc usa pra poder fixar o galinho q vc colocou aí,e tbm que plástico é esse que vc envolveu o galinho!
    Um forte abraço,gostei muito do trabalho!!

    • Eder, aquela fita é fita de enxerto mas dá pra usar fita de autofusão. O plástico é filme de PVC, estes que usamos na cozinha para embrulhar alimentos.
      Abraços

  2. ok, muito legal, sou corretor de imoveis e gosto muito de me distrair mexendo em plantas desenvolvo bonsai só estudando em livros e na net. já aprendi bastante mais sei q tenho q aprender muito, hoje aprendi mais uma forma
    obrigadu a todos

  3. gostaria de saber esses galhos q estão sendo enxertados no tronco é o que???
    que planta??? eu posso usar qualquer planta??? tipo azaléia ou hortencia???

    • Olá Eliza.
      A matéria é sobre enxerto em ficus. Os galhos enxertados foram podados dela mesma.
      São muitas as espécies que aceitam esta técnica. Algumas a “pega” do enxerto é rápida, em outras leva mais tempo.
      Ouvi comentários de que é possível enxertar galhos em azaleia mas não possuo informações precisas para te passar. Indico consultar um agrônomo ou profissional de jardinagem.
      Abraço

  4. Olá Ricardo, gostaria de saber se esses enxertos podem ser feitos em plantas diferentes..por exemplo: pegar um tronco de ficus benjamina e enxertar ramas de retusa??da certo do mesmo jeito?

    • João, entre ficus parece ser tranquilo. Mas lembre-se que uma planta será predominante. E tem outra coisa que precisamos ficar atentos é que nem todas as plantas apresentam a mesma aparência da casca. Tipo tiger e benjamina. Ficará estranho.
      ABraço

    • Olá Augusto. Esta técnica aparentemente se aplica a todos os ficus mas como sempre indico, por segurança, faça 1º um teste com um pequeno enxerto. Tendo sucesso, faça o restante como quiser.
      ABraço

    • Augusto, eu não conheço bem esta espécie e não sei informar se aceitaria bem esta técnica. Sugiro que você escolha um galho secundário e faça um teste aplicando a técnica. Se sucesso, aplique no restante da planta.
      ABraço

  5. Ricardo, quebrou o ápice do meu bonsai de ficus green island. Como devo proceder? Tenho que recolher um outro galho mais ou menos da mesma espessura para enxertar? Pode ser um galho mais longo do que os apresentados nas fotos acima? Outra dúvida é se eu tenho que retirar as folhas do novo enxerto? Obrigado.

    • Pablo, você quer fazer enxerto por encostia ou transfixia?
      Tenha cuidado que a tendência do enxerto é engrossar onde ele “pega” na árvore. Você já pensou em escolher um outro broto abaixo de onde quebrou para você reconstruir o ápice?
      ABraço

      • Então Ricardo, eu iria fazer por encostia, porém, como a brotaçao está intensa, vou seguir o teu concelho e utilizar um desses novos brotos para reestruturar o ápice. Muito obrigado pela ajuda. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s