Experiência – Fusão de troncos

Ganhei de uma amigo várias mudas de Ficus obliqua, também conhecido como Small leaved fig.

Iniciei o projeto aplicando a técnica da fusão de troncos. São mudas pequenas. Depois de preparadas as mudas foram amarradas umas as outras, envolvendo os troncos com fita plástica. O objetivo é obter um tronco grosso em pouco tempo, através da fusão dos troncos de todas as mudas utilizadas.

Fusão ficus-1 Fusão ficus-2 Fusão ficus-3 Fusão ficus-4

17 comentários sobre “Experiência – Fusão de troncos

  1. Beleza de trabalho Ricardo vai dar certo sim, eu fiz com caliandra (trançando duas mudas ) faz um ano e parece estar dando certo .Abraços.

    • Bah Paulo, sempre soube que caliandra não faz fusão de troncos!!!! Me conte como você fez, descascou os troncos? Apenas trançou eles? ABraço

  2. Oi Ricardo, muito bom teu site, tenho um Acer já no vaso definitivo um bonito nebari, ele formou um desenho no tronco como se fosse o símbolo matemático ” pi” , penso e, juntar os dois troncos e replantar no mesmo lugar, a planta está saudável, a pergunta é , acha q devo fazer isso agora em maio ou esperar o verão? Abs Fraga (Port Alegre).

    • Oi Fraga, que bom que gostou. É legal ouvir isso pois meu objetivo é divulgar a arte a compartilhar conhecimento.
      Olha a melhor época para isso é com o transplante no final do inverno, quando as gemas estiverem bem inchadas. Me procure no face para eu ver fotos da planta.
      ABraço

  3. Boa noite,
    Já consegui fazer com ficus e caliandra, em ambos, descascar os troncos, usar enraizante para acelerar a fusão e ser generoso com selante e cicatrizante ajudou muito e ficou muito legal e é relativamente rápido. Estou tentando com rosas do deserto mas parece que a coisa é mais difícil. Alguém tem alguma dica para me ajudar? Peço licença para um comentário, seria legal que trocássemos dicas e técnicas que dão certo, pois mais que arte, acredito que o fazer um bonsai é um estado de espírito que eleva a alma e tem muitos resultados positivos. eu por exemplo ensino dependentes químicos a trabalhar bonsais e os resultados são ótimos. já venho fazendo isso há mais de três anos e de forma voluntária. Acredito que quem mais ganha sou eu mesmo. Obrigado e uma abraço a todos.

  4. ola ,fiz um bonsai de amora gigante de tres metros ,agora quero engrossar o tronco ,gostei muito da técnica de fusão de troncos . da certo com amora ??

    • Olá Bruno, penso que para uma amora, 3 metros não seja adequado para se fazer um bonsai. O bonsai é a representação miniatura da árvore adulta e a amora alça 3m de altura. Um bonsai de úlmus com 1m de altura é bonsai já que o Ulmus cresce até 22m. Sendo assim sugiro que você reduza em muito a altura da sua amora.
      Sobre a fusão em amoreiras, não sei se funcionaria, você precisaria fazer um teste.
      ABraço

  5. Olá Ricardo.. Belos trabalhos… Parabéns.
    Gostaria de saber se é possível aplicar esta técnica de fusão de troncos nas duranta repens (pingo de ouro).
    Vc tem notícia de como está essa sua planta atualmente?
    Obrigado.

    • João, pela observação que tenho da espécie acredito que não funciona. Já vi exemplares com 12 anos plantados junto de outros e nem as raízes e troncos fundiram.
      Você pode tentar com mudas jovens e depois compartilhar os resultados comigo.
      ABraço

    • Fábio, nunca vi. Pelas características da espécie acho que não funciona a fusão mas você pode fazer através da técnica do enxerto. ABraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s