Caliandra tronco duplo

Esta planta foi “salva” do jardim de uma casa que estav sendo demolida (hehehe).

Registro da evolução:

No início de setembro, mais um refino da estrutura e transplante para um vaso de bonsai. Ainda precisa de trabalho para melhorar ápices dos 2 troncos.

O shari no tronco foi ocasionado quando da coleta quando o galho quebrado, rascou toda a extensão.

Medidas:

Alt – 58 cm

Nebari – 10 cm

Resolvi mudar um pouco a composição desta planta a transplantando para uma lasca de pedra artificial.

A lasca foi feita a partir de um fundo de vaso de cimento, quebrado, que au esculpi para ficar com um aspecto mais natural. Ainda preciso raspar mais e pintar o cimento na “cor” pedra.

A “lasca”:

Caliandra-Yamadori_008

Coloquei 2 arames para fixar a árvore e fiz uma borda de argila misturada com terra preta para conter o substrato:

Caliandra-Yamadori_010

A planta quando coletada em agosto de 2007:

caliandra-31-abosto-2007-01

A planta já devidamente podada antes do transplante:

Caliandra-Yamadori_001

A massa de raízes havia tomado o vaso:

Caliandra-Yamadori_005

Redução das raízes:

Caliandra-Yamadori_set_2009

Encontrando o melhor posicionamento para a árvore:

Caliandra-Yamadori_011

Completando o subatrato:

Caliandra-Yamadori_014

Finalizando o trabalho com musgos:

Frente

Caliandra-Yamadori_017

Vista da lateral direita

Caliandra-Yamadori_018

Vista da lateral esquerda

Caliandra-Yamadori_020

Vista das costas

Caliandra-Yamadori_019

Agora uma foto de dia. Revisando o trabalho, verifiquei que preciso aramar os galhos para melhorar o posicionamento:

Caliandra-Yamadori_022

Novembro 2009 – primavera

caliandra-yamadori_nov_2009

Atualizando – dezembro de 2009:

Março/2011 – atualizando

Novembro de 2012

27 comentários sobre “Caliandra tronco duplo

  1. essa caliandra ficou muito bonita…… depois de fuçar seu site todo resolvi fazer isso com uma acerola….. é ficou muito bom… porém, terra esta escorrendo e as raizes estão ficando descobertas como eu faço pra isso parar??????

    • Olá Felipe, fique a vontade para fuçar no blog.
      Bem, como não estou vendo sua planta, isto acontece mesmo, inclusive com a minha. Parte do musgo que você vê nas fotos morreu e com as sucessivas regas e chuvas, o subatrato vai “caindo” mesmo.É preciso repor. Se você usou um substrato bem drenante, bem granulado, pode ou colocar musgo sobre a superfície ou uma camada de pedrisco de 5mm. Também pode acontecer isso se a rega for feita com um jato forte de mangueira.
      Abraços

  2. muito obrigado pela ajuda …..
    ja aproveitando …. tenho um limão galego pra tirar do chão .
    ele tem uns 12 anos e esta bem grosso….como eu faço?????
    coloco na bacia com areia??????

    • bacia com areia é uma ótima idéia, mas pode acrescentar terra também. Cuidado com os furos da bacia, se ela ficar no chao, pode nao escoar agua e apodrecer as raizes.

  3. Lindíssima..me tira uma dúvida, estou começando agora com bonsai, essa caliandra foi tirada da raiz ou de um galho normal? e desse galho desenvolveram-se as raizes? porque ficou muito bem preservado a largura do tronco da mesma..perdão se a pergunta for ignorante. obrigado pela atenção e mais uma vez, parabéns.

  4. Olá, adorei sua caliandra, e venho procurando respostas para um dilema: tenho uma caliandra, cultivada por sementes a + ou – 8 anos , e naste tempo simplesmente nunca floreceu. Já deixei sem podar, já hiper adubei e nada….Oque mais me aborrece é q as outras mudas que depois de três anos devolvi ao solo, ja florecem faz tempo, e a escolhida nada….Sabes de algum caso assim, de caliandra q faz greve de flor?

    • Silvia, tenho uma caliandra, a número 3, em 5 anos deu apenas 2 flores. Ela não floresceu em função das podas regulares para formar a estrutura dela.
      Este ano vou tratar de podar e adubar para estimular a floração.
      No seu caso, sua caliandra recebe sol direto? Qual a adubação que você aplica nela?
      Abraços

  5. Olá Ricardo, a planta recebe sol direto e na adubação uso adubos quimicos e organicos intercalados alem de um de ¨lenta absorção¨(desculpe a falta de termos tecnicos), inclusive deixei os galhos dela bem longos pois em pesquisas soube que teria de provocar a floração….Oque me surpreende é que as irmãs feitas com sementes da mesma vagem chegam a esgotar-se de tanta flor, e esta que é a unica com um tronco curto e grosso(perfeita) não dá o ar da graça…..Bem já estou conformada terei um belo bonsai de caliandra com ou sem flores. É o que vale não é? Haaaa, adorei seu espaço

  6. Olá,

    Parabéns pelo seu trabalho, realmente ficou muito linda!
    Eu gostaria de saber como você fez pra enraizar, pois já há algum tempo estou tentando fazer mudas por estaquia e não consigo de forma alguma.

    • Ney, esta planta foi coletada já com raízes. Utilizei um enraizador para ajudar na recuperação dela.
      Estacas de caliandra tenho sucesso utilizando enraizante e usando de uma estufa feita de garrafa PET. Manter a umidade é muito importante.
      Como faço: retiro todas as follas cortando no pecíolo para não danificar as gemas que existem na base do pecíolo; deixo as estacas de molho num enraizante por umas 2 horas ou mesmo de um dia para outro e depois coloco numa miniestufa feita de garrafa pet apenas com areia grossa. Deixo abrigado do sol direto. Depois que começam a brotar bem retiro a parte superir da estufa.
      Abraços

  7. ricardo eu amo todos os seus trabalhos com bonsai,mas com muita sinceridade essa é a planta que mais admiro em todas elas.para falar a verdade tenho ela de papel de parede em meu computador,rsrs.
    é legal vermos pessoas como vc,tirando duvidas de quem mais precisa,admiro sua humildade compartilhando com as pessoas o que vc sabe, pois existem pessoas orgulhosas,que acham que por saber mais que outras,sao melhores.
    meus parabéns de verdade,este blog tem sido de muita importancia para mim,e para todos,e vc tem tirado todas as minhas duvidas,espero um dia poder retrebuir td isso,um grande abraço.

    • Valeu Rafa, também gosto muito dela.
      Quanto a compartilhar meus trabalhos e conhecimentos, é assim que vejo a vida: compratilhar! De que adiantaria guardar para mim … o bom mesmo é dividir.
      Abraços

  8. Ricardo,

    Muito bonito esse bonsai.

    Eu tenho um bonsai de caliandra, também com tronco duplo, que retirei um “naco’ da casca. O que faço para essa parte ficar mais clara, igual no seu exemplar?

    • Bom dia Michel. Obrigado. Na madeira morta eu aplico calda sulfocalcica. Tome cuidado durante a aplicação para ela não cair na terra.
      Abraços

      • Sim, mas existe outra técnica que não a calda sulfocalcica?
        Para mim, por ter poucas partes de madeira morta, fica um tanto dispendioso fazer a calda.
        Li na net sobre usar pasta de dente, procede essa informação?

  9. Boa noite.
    gostei muito de sua maneira como fazer bonsai por gentileza se puder me infome mais sobre essa arte,eugosto muito de cerejeira rosae da vermelha vc,sabe como consigo mudas ou sementes? obrigado.

    • Olá Cicero, em hortos, floriculturas e também pela web. Procure sites especializados como a Ideal Bonsai.
      Estou a disposição no que puder ajudar.
      ABraços

  10. Olá Ricardo gostaria de saber que tipo de adubo eu uso para as flores de minha caliandra pq tem um tempo que parou de nascer flor e eu não sei o que eu faço….
    Abraços.

    • Olá Fabrício.
      Se faz tempo que não floresce, eu começava fazendo uma poda em todos os galhos.
      Depois, sol direto. Água em abundância. Adubar com Osmocote liberação lenta (9 meses) + adubo orgânico (NPK).
      Abraços

    • Obrigado Jorge. Até hoje ela teve uma floração bem fraca devido as sucessivas podas para formar a copa. Este ano vai receber uma “casa nova”, ainda não sei se pedra ou vaso e vou caprichar na adubação para florescer forte.
      Abraço

Deixe um comentário