O significado do Dragão

O dragão chinês é uma criatura mitológica das mais importantes da mitologia chinesa. É considerada a mais poderosa e divina criatura e acredita-se que seja o regulador de todas as águas. O dragão simbolizava grande poder e era apoio de heróis e deuses. Um dos mais famosos na mitologia chinesa é Yinglong. Diz-se ser o deus da chuva. Pessoas de diferentes lugares rezam para ele a fim de receber chuva. Na mitologia chinesa, acredita-se que os dragões possam criar nuvens com sua respiração.

dragon1

Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo.
É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos tendo 9 características que são facilmente observáveis cabeça semelhante à de um camelo, chifres de cervo, olhos de coelho, orelhas de touro, barriga de sapo, escamas de carpa, patas de tigre e garras de águia. Ele possui, ainda, um par de dentes caninos longos, feitos para tatear o fundo dos lagos que freqüenta.

O número de garras é determinante das tradições de onde eles são oriundos: dragões com cinco garras são chineses, com quatro são coreanos ou indonésios, com três, japoneses e os que carregam uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa – “dragão das águas marinhas”. Os dragões de cinco garras simbolizam o poder e, na China, recebem o nome de dragões imperiais. Há séculos, inclusive, um decreto imperial proibia qualquer pessoa, à exceção do imperador, de utilizar túnicas com a representação do dragão de cinco garras. Os faltosos poderiam ser condenados à morte. Representa a energia do fogo, que destrói mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Muitos chineses frequentemente usam o termo “descendentes do dragão” (龍的傳人) como um símbolo de identidade étnica. Embora esta tendência tenha começado somente quando diferentes nacionalidades asiáticas procuravam símbolos animais para reapresentações na década de 70. O lobo foi usado entre os mongóis, o macaco entre os tibetanos.

O dragão desempenha um papel significativo na cultura chinesa. Os antigos acreditavam ser o dragão um descendente dos céus, com poder para governar o cosmo em sua totalidade céu e terra. O dragão, representando vida longa e prosperidade, foi geralmente associado ao poder do imperador chinês.
Apesar de encarado como uma entidade de grande bondade, inverso do associado aos dragões ocidentais. O dragão, se ofendido, poderia causar desastres naturais ou eclipses solares. Para manter os dragões satisfeitos, os chineses preparavam grandes festivais pedindo por paz e riqueza. A dança do dragão, um antigo ritual de ano novo, é realizada para afastar os maus espíritos e chamar riqueza. As cores dos dragões chineses variam muito; os dragões do tipo Chiao, por exemplo, têm as costas listadas em verde e branco, os lados em amarelo e a barriga vermelha; outros dragões variam do verde ao dourado. A pérola – Normalmente os dragões chineses são representados com uma pérola junto à boca, entre as garras ou sob o queixo. Aparentemente, a pérola é o elemento que lhe dá força, permitindo que eles subam aos céus. Há quem afirme que, simbolicamente, o dragão representa o elemento masculino yang e a pérola ou representado pela figura de Fenghuang (parecida com a fenix da cultura ocidental), o feminino yin.
Quem assisti ou assistiu pokemon ja viu o Magicarp que evolui para um dragão, eles tiraram de uma lenda onde descreve que alguns dragões teriam nascido como carpas, como esses peixes saltam com extrema habilidade pelas corredeiras dos rios, acredita-se que alguns deles se transformem em peixes-dragão. Há, inclusive, um ditado chinês para indicar o sucesso de uma empresa que fala de peixes e dragões: A carpa atravessou o portal do dragão.

Há quatro tipos principais de dragões:
Tien-lung o dragão celestial, que protege os deuses;
Shen-lung o dragão espiritual, responsável pelas chuvas e ventos (olha o DragonBall ai gentem é ele mesmo que ressuscita o Goku);
Ti-lung o dragão da terra, que controla os rios e as águas na Terra;
Futs-lung o dragão dos subterrâneos, que guarda metais e pedras preciosos.

Além disso, há quatro dragões ligados aos rios, conforme a região (norte, sul, leste e oeste). O comandante dos dragões que controlam os rios é o grande Chien-Tang, que possui sangue vermelho, uma juba de fogo e 900 pés de comprimento. Os nove filhos do dragão – Segundo uma antiga lenda chinesa, o dragão possui 9 filhos com características muito especiais. São eles Haoxian, um dragão imprudente; Yazi, valente e belicoso (normalmente é usado na decoração das bainhas de espadas e punhais); Chiwen, que está sempre olhando para o horizonte (pode decorar pináculos); Pulao, que gosta de rugir (aparece em representações de sinos); Bixi, que gosta da companhia de outros seres; Quiniu, que gosta de música e é normalmente representado em instrumentos de cordas; Suanmi, que gosta de fumaça e fogo e é representado em queimadores de incenso; e Jiaotu, que vive enrolado como um caracol e pode ser utilizado na decoração de portas.

5 comentários sobre “O significado do Dragão

  1. Muito bom o seu texto!
    Estou confeccionando a capa de um livro e gostaria de saber mais sobre a lenda Shen-lung.
    Você poderia fazer um artigo sobre?

    Att.,
    Priscila

  2. Boa tarde! Sincronicidade no ar ganhei um belíssimo presente uma decoração estátua pequena de inexplicável dragao em cima de uma caixa tipo baú sagrado e a garra direita sob um vaso. E descobri que trata se de um dragao coreano pois ao ler este texto (movido até minhas leituras pelo universo) 4 patas coreano 5 chines e 3 japonês. O interessante de tudo de um amigo com descendência japonesa me presenteou. Gratidão até pelo conhecimento, agora estarei em uma nova busca para decifrar este presente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s