Ricardo Paiva

Seja bem-vindo ao meu Blog onde mostro um pouco do mundo do bonsai e dos meus trabalhos. Bonsai me fascina.

Sou Ricardo Paiva, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil e apaixonado por plantas, natureza, animais e bonsai. Ainda tenho muito que aprender e este espaço será utilizado para divulgar a arte e meu trabalho.

Como tudo começou

Na década de 80 recebi um bonsai de  jacaré como pagamento por um trabalho. Na época foi uma grana pois bonsai era coisa rara por aqui. Ele acabou morrendo. Como sempre gostei de plantas e jardinagem, continuei fascinado pelas pequenas árvores. Passava sempre em frente a uma loja aqui em Porto Alegre onde exibiam lindos bonsai.

Os responsáveis

Em primeiro lugar agradecer a minha família que me apoia e minha esposa é minha maior incentivadora.

Também não poderia deixar de agradecer ao meu mestre Valdoir Rocha, grande bonsaísta de Porto Alegre.

Continuando …

Em 2004 resolvi fazer um curso e foi na Viva Bonsai, do mestre Valdoir Rocha que realmente comecei a ter contato com o mundo do bonsai. Fiquei apaixonado pela arte e fiz mais um curso (avançado) e não parei mais.

Foi então em 2007 que tive a oportunidade de fazer um workshop com Carlos Tramujas, lá na Viva Bonsai. Naquele momento eu mudei a forma de fazer bonsai.

No início matei muitas plantas por ansiedade em fazer, fazer e fazer bonsai. Ai conheci a regramáxima do bonsai: PACIÊNCIA!

Sou colaborador do forum do Atelier do Bonsai de Mario Alberto Leal, onde aprendi muito e continuo aprendendo sobre bonsai. O forum de Dom Mário tem um papel importantíssimo na história do bonsai no Brasil. Indico a todos: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/index.php

Avatar Atelier:

70 comentários sobre “Ricardo Paiva

    • Obrigado Edson, minha intensão é de dividir as experiências e conhecimentos sobre bonsai e promover a arte.
      Você também pode colaborar fazendo perguntas e auxiliando outras pessoas com comentários.

  1. Oi Ricardo.
    Parabéns pelo site tão caprichosamente publicado.
    Estou fazendo minhas primeiras experiências com Bonsai e acesso sempre seu site. Muito útil e bem ilustrado.
    Obrigado!
    SeiZo

  2. Olá Ricardo!
    Gostei do site, ainda mais quando vi a foto do meu projeto de guajuvira exposto em Rolante. Sou iniciante na arte, aqui em Lomba Grande, sou vizinho do Carlos Hentchke.
    Abraço

  3. olá Ricardo … decobri seu maravilhoso site sobre bonsais essa semana … e vendo uma portulacalia que você tem resolvi mudar a minha …

  4. Ricardo, boa noite!

    Tens realizado um excelente trabalho, parabéns! Gostaria de saber se tu ministras cursos para iniciantes na arte ou se tens algum para indicar.

    Desde já agradeço.

  5. Boa noite Ricardo; sou aqui de São Leopoldo há alguns minutos da Lomba a qual frequento para treinos de bike. Qualquer novidade com relação a eventos aqui na região ficarei grato pelo aviso.

    Abraço

    Rodrigo Kafski

  6. ola rick, sou bonsaista autodidata, navegando na web descobri vc. possuo varias especies porem não consegui ainda “pepper tree”, será que vc nao teria estacas, mudas para permuta ou venda ? ou saberia indicar quem possua? grato. um abraço.jocimar

    • Olá Jocimar, você é da onde?
      Infelizmente não tenho pepper, mas se não me engano na Viva Bonsai em Porto Alegre eles tem. Também na Bonsai RS (Lajeado/RS) e na Ideal Bonsai (Novo Hamburgo) você poderá encontrar.
      Abraços

  7. Prezado bonsaista!

    Eu amarrei (enrolei) o arame (fio de luz – cobre) em alguns galhos entortando-os. Ao redor das voltas do arame houve a brotação. Não apertei o fio para não machucar a casca. As especies que fiz isso foram araças, aguaí da serra e cerejeira. Todas brotaram exuberantemente. minha intenção era a fritufucação aceleradas delas. O que nao ocorreu ainda embora já tenham 15 anos. o inicio desse processo deu-se em outubro e vou retirar os arames em final de fevereiro.

  8. Olá

    Sou iniciante e tenho 2 duvidas
    Tenho alguns bonsais (tuia, piracanta, ficus, jabuticaba,caliandra).Posso elaborar um substrato com perlita expandida ou vermiculita, terra preta, e vermelha, esfágno?
    2) Encontrei um substrato da marca Biofer composto de esterco de galinha, vermiculita,serragem, casca de pinus ou eucalipto. Posso usar este como complemento?

    • Olá Clóvis.
      A elaboração do substrato é algo fundamental no bonsai. Deve-se levar em consideração a espécie e a região onde o bonsai está sendo cultivado.
      De forma geral o substrato deve ser drenante e ao mesmo tempo deve reter umidade. No sul do Brasil, por exemplo, o substrato deve reter menos umidade, ao contrário do norte onde deve reter mais a umidade.
      Veja que a vermiculita, a terra vermelha, serragem, casca de pinus e o esfágno são elementos que retém muita umidade e devem ser utilizados em menor proporção. Veja que você só citou compostos que vão deixar o substrato muito úmido, faltando o elemento para deixá-lo drenante, como pedriscos e caco cerâmico.
      Faça uma pesquisa com bonsaístas da sua região para ver o que eles estão utilizando.
      Abraços

  9. Ola ricardo, gostaria de saber qual o mês e quando pode desfolhar a jabuticaba, esta desfolha pode ser geral para uma boa modelagem? Obrigado geraldo.

  10. Olá Ricardo muito bom seu trabalho com os bonsais parabéns tem bastante conhecimento e técnicas, e muito legal as fotos passo a passo no desenvolvimento das plantas, pena que na hora nunca lembro de bater foto no inicio do desenvolvimento. Mas te convido para conhecer meu pequeno comércio de bonsai no Litoral na cidade de Osório no Morro da Borússia.
    Me manda seu email que posso te mandar fotos de alguns bonsais que tenho. Tenho algumas plantas mais complicadas de conseguir no mercado hoje, como sargeretia, phitecolobium, eleagnus, guabiroba, ficus subulata, guajuvira e claro as tradicionais tambem. Espero seu retorno

  11. Ola Ricardo,
    parabens sempre otimos trabalhos e lindas plantas
    tbem por sempre disposto a colaborar com seu conhecimento tanto no forum com por msn
    abrcs

  12. Puxa Ricardo, estou fascinado com seu site. Parabéns!!! Eu já tinha comprado umas plantinhas de supermercado que dizem ser bonsais, mas pesquisando na net sobre eles, vi que ainda tenho um looooongo caminho pela frente. Seu site me inspirou e estimulou ainda mais para aprender essa arte.
    Obrigado
    Abraços

  13. Olá Ricardo sou de fortaleza Ce, Bom resumindo minha história vi um Bonsai pela primeira vez no filme do karater kid,dessa época em diante botei na minha cabeça que teria algum dia um bonsai e o tempo foi passando e nada, foi quando passei por uma floricultura e vi de longe umas mudinhas colocadas em pequenos vasos rasos. Parei na mesma hora e para encurtar a historia comprei uma pre-bonsai de jabuticaba num sábado 12/11/11 ai passei a procurar por sites que me ajudasse a saber lidar com essas maravilhas de arvores, acabo de comprar um livro que só vai chegar daqui a 2 semanas, gostaria que vc desse uma opinião por onde começar . obrigado. Antoni Angelo.

  14. Ricardo, Parabens pelos trabalhos!!!! Estou começando na arte do Bonsai!!!! Sou de Goiânia e meu forte são as orquídeas!! Sou Diretor de Cultura da Assoc. Goiânia de Orquidófilos!!!! Sou apaixonado por azaleas! Adquiri recentemente umas azaleas diferentes! Preciso de ajuda, para saber o que fazer… se for possível me add no msn: fabianofaleiro@hotmail.com. ou me mande seu e-mail para eu lhe enviar fotos das plantas!!!

    Grato,

    Fabiano Faleiro

  15. Valeu Ricardo, e bom saber que tem pessoas ai que gosta de ajudar e perde um tempo com a a turma que inicia agora obg espero futuras dicas. valeu!!!! Antoni

  16. Ricardo minha jabuticabeira esta caindo a casca ta ficando bem clarinha mas continua com as folhas bem verdes isso e normal ou devo me preocupar? valeu!!!!! aguardo ajuda.

  17. ricardo é sem duvida o melhor site que encontrei sobre bonsai, você conseguiu tornar muito simples e interesante, pois coloca fotos desde a aquisição da planta até ela estilizada atraves das tecnica, sou iniciante e entusiasta por bonsai redei muitos sites via net, existem plantas muito bonitas, mais parecesse inacessivel, consegui mostrar como se faz e no final suas plantas não fica devendo nada. meus parabens.
    continue em frente, virei fã de carteirinha do site.
    abraço.

    • Boa noite Ivan.
      Obrigado pelas palavras, é bem este meu objetivo, mostrar de forma simples que o bonsai é apaixonante e envolvente e também atingível, basta dedicação e trabalho.
      ABraços

  18. Gostaria de saber:
    .Tiamina, hormonio enraizador, como e qual comprar?
    . É possível enxertar variedade de folhas menores em um tronco de bouganvillea branca?

    • Olá André.
      Quanto ao enraizador, não sei onde comprar Tiamina mas você pode adquirir enraizador pelo site da Ideal Bonsai (www.idealbonsai.com.br). Aqui o link do enraizador.
      Sobre as folhas da bouga, não sei te responder se é possível mas se o objetivo é ter folhas menores, uma boa desfolha seguida de um controle da insolação e adubação resolvem muito bem isto.
      Abraços

  19. Oi Ricardo. Também estou fazendo um blog, não para competir com o teu em informações; mas apenas pra colocar o desenvolvimento de minhas plantas para troca de idéias. Dá uma olhada. Estou bem no começo. Sugestões são bem vindas. Abração. Marcus Feil

    • Olá Marcus, toda a informação que contribua para o crescimento do Bonsai é muito bem vinda.
      Oba, mais um lugar para eu aprender!!!!!
      Me passe o link. Abraços

  20. Parabens pelos seus trabalhos.Gostaria de saber se ha uma epoca certa para a desfolha da planta, ou depende da especie,ou pode ser feita em qualquer epoca do ano, com excessão das coniferas.

    • Olá João.
      Depende da espécie pois tem algumas que não aceitam desfolha.
      As que aceitam, via de regra, desfolha no início do verão.
      Abraços

  21. Oi Ricardo,parabens mais uma vez….Ainda sobre a desfolha, depois de feita, a planta pode ser colocada pleno sol, ou necessita ficar na sombra algum tempo?
    As plantas em que pretendo fazer a desfolha são Ficus e Phiracanta.
    Obrigado..

  22. Boa tarde Ricardo, fiquei impressionado com o formato q vc deu a sua caliandra, acabei de ganhar um bonsai da mesma espécie e gostaria de saber se caso eu te enviar algumas imagens se vc me daria dicas de como eu poderia “modelá-la”. Obrigado.

  23. Olá Ricardo,Parabéns pelo blog viu? Muuuuito bom mesmo!!!!! Gostaria de tirar umas dúvidas com vc. Estou querendo fazer uma muda de pitanga para desenvolver meu 1º bonsai. A dúvida é: 1º : Eu devo usar uma semente que colhi do pé recentemente, ainda com polpa ou uma sem polpa, quase seca? 2º Em qual estação devo fazer esse plantio? 3º: Qual deve ser a composição da terra usada pra essa muda? Obrigada amigo.

    • Olá Divanete, fico feliz que renha gostado.
      Sobre a pitangueira, espécie maravilhosa para bonsai, retire a poupa e plante diretamente em terra preta.
      Abraços

  24. Olá Ricardo! Estou maravilhada com o seu Blog, sempre procuro coisas sobre bonsai na internet mas nunca achei algo tão… digamos, familiar, um relato pessoal. Gostei bastante!
    Tenho um pequeno cedro, ou acaiacá (Cedrela fissilis), ele tem um ano e meio. Tenho amigos taiwaneses que têm bonsais e cuidam dele pra mim quando é preciso, mas assim não tem graça, né? Ter filho pros outros criarem é muito fácil! Enfim, estarei de olho no seu blog em busca de novos conhecimentos, e gostaria de saber se você pode me indicar algum site ou mesmo alguma parte do seu blog (pq ainda não puder ver muita coisa) que fale um pouco sobre essa espécie, cuidados em relação à água e coisas do tipo. Pretendo adotar mais alguns, assim que ficar um pouco mais independente quanto à arte de cuidar de bonsai 🙂
    Obrigada!

  25. Olá Ricardo, no inicio do ano andei comentando um pouco aqui no seu blog dizendo que eu era iniciante nessa técnica e tudo mais.
    Bom não desisti mesmo tendo matado algumas plantinhas e minha murta ter crescido muito pouco desde lá, comprei algumas sementes no mercado livre de Acer palmatum, sequóia gigante,sakura(prunus serrulata) e pinheiro negro,vão chegar por esta semana agora e gostaria de sua ajuda para cultiva-las, já que meu professor do instituto federal e bonsaista não tem muito tempo disponivel, posso contar com você?? postarei sempre imagens de como estão e o que pretendo fazer, você pode me auxliar nessa arte incrível??

    Me chamo Mateus,15 anos,Moro no Sul de Minas Gerais e estudo num instituto federal que tem uma estufa onde meu professor deixa alguns exemplares muito lindos, gostaria muito que você me ajudasse.

    No aguardo. Grato.

  26. Boa Noite senhor Ricardo, desejo-lhe todo o sucesso nessa maravilhosa arte do bonsai.
    Hoje venho lhe pedir uma ajudinha.. tenho uma caliandra de 8 para 9 anos e aconteceu algo que me deixou entristecida e preocupada.. de uns tempos ela foi perdendo a folhagem ate chegar a nada, como hj.. seu tronco ainda encontra-se verde mas o calor e o sol estão maltratando.. Vi em uma de suas postagens, se não me engano a caliandra 4 e ela encontra-se na mesma situação que a sua em 2008.. Ainda há esperança para minha linda plantinha? O senhor me sugere algo? Sou inteiramente ligada a ela, e quando eu penso que posso perde-la fico extremamente triste, é só me falar o que fazer que eu faço! Por favor me dá uma ajudinha. abraços

    • Olá Jana. Obrigado pelo contato. Minha caliandra em 2008 foi desfolhada por mim e não perdeu as folhas.
      No seu caso, como você diz que a sua caliandra ainda está com o tronco verde, sugiro que você: suspensa qualquer tipo de adubação (se tiver osmocote no substrato retirar todo), a retire do sole a coloque a meia sombra, mantenha o solo úmido mas não encharcado e se possível, aplique superthrive que é um enraizador mas também um revigorante de plantas. Ela voltando a brotar, não adube e nem coloque ao sol. Vamos aguardar no mínimo uns 45 dias. Me mantenha informado e boa sorte. ABraço

      • Muitissomo obrigada pela atenção! Essa parte de “retire do solo” é pra tirar todo osmocote ou tirar algo mais? mínimo 45 dias ne! Já vou fazer isso agora e ficar ansiosa pelo resultado, confiro todos os dias se o tronco ainda esta verde e ainda esta sim!
        Obrigada e vou lhe informando

      • De cara aplique 5 gotas em 1 litro de água e coloque o vaso dentro para fazer uma imersão. Deixe por 1 hora. Depois retire e deixe escorrer para sair o excesso de págua. Quando for necessário regar novamente coloque 1 gota para 1/2 litro de água. Mas atenção, só regue quando o substrato estiver secando. Não encharcar.
        Boa sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s