Duranta Grande

Pra quem ainda não viu, a Duranta,vulgo pingo d´ouro, pode crescer muito.
Esta coletei fim de semana passado. Tinha uns 3,5m ou mais. Como sou baixinho, me senti um lenhador, hehehe.
O bichinho tava numa terra que mais parecia pedra. Precisei de 3 dias pra tirá-la pois tinha uma raiz tipo pivotante, bem no meio, que media uns 12cm de largura. Deu trabalho.

O nebari é show, agora é espear as brotações.

Duranta-Grande_2009_02_web

Esta planta brotou muito. Já iniciei a condução dos galhos ainda tenros pois depois, como são muito quebradiços,  fica mais difícil.
Foi deixado um galho de sacrifício para reduzir a diferença da poda drástica.

Atualizando – 17/08/2010

Medidas:
Nebari – 23 cm
Altura da planta com o galho de sacrifício – 1,60m. Estou projetando altura final depois de formado o ápice em torno de 75 cm

Detalhe do nebari. A PET de 2 litros é para dar uma idéia das dimensões da planta.

Atualização – novembro 2010
Depois de várias podas e algumas desfolhas, parti para a 1ª aramação para formar a estrutura da planta. Ela ainda será transplantada.

Atualizando – 16 de janeiro de 2011:

Março/2011 – atualizando

Outubro de 2012 – envase para vaso de treinamento

A planta antes da desfolha e envase:

Desfolhada:

Um detalhe do tronco:

Poda drástica que recebeu trabalho com fresa:

Feito:

Eu e a planta, hehehe.

Vaso de cimento (50cm X 40cm) cedido pelo grande amigo Luis Macedo:

Detalhe com minha mão para dar uma ideia do tamanho da planta:

Planta ensada e já na bancada. Só sai daqui para a exposição da Bonsai Sul.

Atualizando – 23/11/2012

O antes e o depois:

Duranta_grande_Ricardo_Paiva_before-after_2

Atualizando – Janeiro de 2015
A árvore em plena brotação de verão. Vigorosa aguardando nova poda de formação dos patamares e melhoria da ramificação terciária.

Duranta_grande_Ricardo_Paiva_jan2015

Anúncios

28 comentários sobre “Duranta Grande

  1. Caramba eu tenho um destes em Ijuí e não sabia…..Meu marido vai me odiar com mais uma aquisição peso pesado(é ele quem carrega para casa,hehehe). Esta é simplesmente linda PARABÉNS

    • Olá Silvia, obrigado pelas palavras.
      Realmente estas “grandonas” são atraentes mas dão muito trabalho para transportar.
      Você conhece o João Arzivenko ai de Ijuí? è um grande bonsaísta.
      Abraços

  2. ricardo,este fim de semana fui surpreendido pelo meu tio,ele me disse na semana passada q tinha umas durantas no seu sitio q ele havia feito mudas a 15 anos atras,logo em que ele comprou o sitio e disse q as raizes tinham penetrado na terra formando enorme plantas,ontem fui até la e me surpreendi,sao lindas e muito grandes,nesta quinta,feriado irei voltar la para retira-las,como vc é experiente,poderia me dizer se plantas nesta idade e tamanho tem algum segredo diferente ou posso coloca-la em areia grossa pura até sua recuperaçao.
    um grande abraço.

  3. Rafa, o importante é retira-las mantendo o torrão das raízes. Caso ele se desmanche, procure manter uma boa porção de raízes. Depois é areia pura, enraizante (que vai ajudar bastante) e regas e sombra. Nada de sol.
    Depois me envie fotos para ver, devem ser excelentes materiais.
    Ah, outra coisa, não esqueça de reduzia a copa. nesta espécie, particularmente, eu elimino todas as folhas.
    Abraços

  4. muito obrigado mais uma vez,se puder me add no msn,fica mais facil te mandar fotos por e-mail,quinta assim que as retirar as fotografo e te envio.
    um grabde abraço ricardo.

  5. Meu Deus….que lindo. Como vc consegue fazer isso??? Realmente é um dom.
    Maravilhoso demais. Admiro muito os bonsais. Tenho um viveiro de mudas, mas infelizmente não tenho esse dom. Meu sogro gosta muito, ele tem vários. Ganhei um bonsai de serissa de uma cliente, ele é lindinho. Estou cuidando muito bem. Abraços e lindo trabalho. Parabéns.

    • Olá Cristiéven.
      Fico feliz com comentários como seu. Atesta que meu blog atinge meu objetivo que é de sensibilizar as pessoas e promover o bonsai.
      Legal você ter um viveiro. De que cidade você é?
      Todo bonsai já foi uma muda ou de semente, ou estaca ou de alporque.
      Tente. Estude sobre bonsai e faça as coisas com muita calma, tenho certeza que vais conseguir.
      Abraços

  6. Boa Noite, Ricardo

    Vejo que na primeira foto algumas plantas estão na bacia para desenvolver certo, mas esse substrato que se encontra e basicamente terra preta, pedrisco de areia e caqueira ?
    Se eu só utilizar terra preta e pedrisco da resultado no desenvolvimento da planta.
    Parabéns pelo blog e por responder as perguntas.
    Abraços.

    • Olá Plínio.
      Plantas coletadas eu coloco em areia pura, areia grossa, tipo estas de construção. Plantas já estabilizadas, com sistema radicular refeito, coloco em outro substrato bem drenante, e aí já não utilizo mais areia e sim muito pedrisco e caqueria. A quantidade de terra dependerá da espécie. tenho plantas com apenas 10% de terra.
      ABraços

  7. Ola ricardo,qto tempo eu nao visito seu blog,essa duranta esta maravilhosa,bom ha muitos anos atras eu coletei uma muito parecida,ela esta aki meio abandonada,pois me dediquei as orquideas e suculentas e nao tive mais tempo,mas gostaria que vc me informase sobre o livro do mario leal,como posso adquiri lo,e tbm se posso te enviar a foto da duranta,para poder me dar alguma ideia,eu seria eternamente grato.um abraco

      • Entao ricardo estou com apenas uma,pois resolvi nao coletar as outras pois andei perdendo muitas plantas por causa de cochonilhas,se vc souber algo por favor me ajude,ja tentei de td,mas da algumas semanas elas voltam,o livro eu gostaria do abc do bonsai,e se ouver outros,tbm me interesso,vou enviar fotos da duranta para que vc possa me orientar,e qto aos cactos e suculentas,que te falei aquela vez,eu posso te enviar se quizer,minha colecao so aumentou,rsrs,

  8. Rafa, cochonilhas podem ser combatidas pulverizando água com detergente líquido (isso vai formar uma camada sobre a carapaça da cochonilha, matando-a por asfixia) e você também pode pulverizar as plantas com caldasulfocálcica diluída a 10% 1x por mês. Inclusive a calda previne também de outras pragas.
    Sobre o livro ABC do Bonsai, sei que está esgotado.
    ABraços

  9. Ricardo, parabéns pelo seu excelente trabalho, visito sua página e seus trabalhos acrescentam muito aos meus estudos. Sou de Brasília e minha luta e meta é conseguir extrair uma espécie nativa do cerrado, tenho lido muito e buscado informação em todos os lugares, ainda não tirei, mas já fiz extrações de plantas mais comuns como ficus, ligustrum, bouga, azaléia, essas que são mais fáceis. Uma pergunta que faço, para qualquer espécie que você retira, usa só e sempre areia grossa? Por quanto tempo você as deixa na areia até passar para o substrato com caqueira e pedrisco? Obrigado e parabéns.

    • Obrigado David.
      Tenho amigos em Brasília, ótimos bonsaístas.
      Boa sua inciativa com as nativas, temos muitas espécies excelentes para bonsai só precisamos começar a trabalhar com elas.
      Sobre o substrato para yamadori, é sim, uso sempre areia grossa pura mesmo. Normalmente eu não mexo mas plantas coletadas antes de 1 ano, se for velha então, mais tempo. Já perdi plantas boas por mexer nelas sem estarem perfeitamente estabilizadas e enraizadas.
      ABraço e compartilhe seu trabalho com as nativas

  10. Muito obrigado pela sua atenção. Gostaria, se for possível, de te ter como amigo de facebook, o que acha? Tenho pouco conhecimento, mas geralmente pesquiso muito antes de fazer um questionamento. Obrigado.

  11. Tenho um pezinho de goiaba q nasceu em um canteiro aq em casa há uns doze anos, só que não cresce por causa das outras plantas maiores, vc poderia me explicar como retirar e fazer bonsai dele por favor?
    Obrigada

    • Olá Andrea. Como são várias etapas envolvidas e o que temos que ter em mente é a sobrevivência da planta, seria irresponsabilidade minha querer te dar um curso de como fazer bonsai em um comentário.
      Sugiro que você procure por um curso presencial.
      ABraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s