Caliandras de semente

Venho aqui mostrar o desenvolvimento de 2 caliandras cultivadas de sementes de outra caliandra minha.Foram semeadas em 2008 por minha filha e tenho um carinho todo especial por elas.

Infelizmente não tenho as fotos da semeadura, mas seguem os registros que tenho.

Caliandra sem_1

Junho de 2009

Dezembro de 2010:

Caliandra sem_2

Junho de 2009

Dezembro de 2010:

Anúncios

22 comentários sobre “Caliandras de semente

  1. Em minha região há muitas Caliandras e consigo muitas sementes. Qual a melhor forma de semear e obter mudas?

    Abraços.

    • Olá Waldomiro.
      A caliandra pega muito bem por semeadura. Eu acompanho a vagem até que começa a escurecer, ficar marrom. Aí eu coleto e espero ela “abrir”. pego as sementes e coloco em terra pura destas de jardim, já em potes individuais. Faço um pequeno furo com 1/2 cm de profundidade, coloco a semente e tapo com a terra. Pronto. É mater a umidade e deixar a meia sombra. Claro que isto não deve ser feito se sua região apresenta inverno rigoroso. Se for assim, aguarde a primavera.
      Abraços

  2. Olá Ricardo!
    Mais uma vez quero te parabenizar pelo excelente trabalho com estas caliandras. Tudo é muito perfeito. Tenho algumas que plantei de semente, nascem com muita facilidade e crescem rápido. Só queria saber como as suas ficaram com os troncos principais neste formato, aramou desde o início ainda bem pequenas?
    Desde já agradeço a dica e um grande abraço.

    • Olá Marcelo, sim, foram aramadas ainda jovens, quando o tronco ainda não tinha ficado muito rígido. É fácil de alcançar este resultado com um simples arame no tronco, mas cuidado para o arame não marcar. ABraços

  3. Olá, Ricardo!
    Gosto muito deste seu cantinho, que muitas vezes visito, ainda que não deixe comentários.
    Sou portuguesa e adoro calliandras. Estou a criar de semente uma calliandra tweedi e já tive uma brevipes adquirida online num site alemão. Perdi-a, porque tendo-a limpo de cochonilhas, não me apercebi que por entre os pequeninos botões das flores estava pejada delas, confundindo-se com os proprios gominhos.
    Li, algures, no seu blog, que vive na região sul do Brasil, onde as 4 estações do ano são bem defenidas. Como em Portugal.
    Assim, a pergunta que lhe faço é a seguinte: mantém as suas calliandras sempre no exterior, ou no inverno protege-as do frio?
    E já agora: quando as cria desde a semente, que tipo de substrato lhes dá e tamanho de vaso, para elas desenvolverem tão depressa a grossura do tronco?

    • Olá Milouska.
      Minhas caliandras ficam no exterior sempre mas aqui onde moro as temperaturas no inverno não baixão de 1 ou 2 graus centígrados.
      Tenho conhecimento de que elas não suportam temperaturas negativas e acabam congelando e morrendo. Se onde você mora o frio atinge temperaturas negativas, aconselho que as proteja, colocando para dentro de casa próximo de uma janela.
      Sobre o substrato, uso um com alta drenagem o que facilita o rápido crescimento das raízes e consequentemente da planta. O tamanho é relativo mas gosto de recipientes grandes.
      Sucesso e prazer em conhece-la.
      Abraços

  4. Obrigada, Ricardo, pela sua resposta e esclarecimentos.
    Na zona onde vivo,raramente fazem temperaturas negativas, mesmo em pleno inverno. E como me pareceu, as temperaturas aqui são semelhantes às da sua zona. Temos é invernos e verões muito secos. Poderá ser por isso que a jabuticabeira que possuo tem sempre as folhas secas até a metade?
    Ainda a propósito do substrato: que composição lhe dá e que tipo de fertilização faz?
    Abraço,

    • Olá Fabrício. A aramação, independente da idade da planta, só poderá permanecer até que não esteja marcando o tronco. Como a sua é nova e cresce rápido, fique atendo para não danificar o tronco.
      Abraços

  5. Ola Ricardo Paiva gostaria de saber onde comprar sementes de caliandra adimiro muito esta planta mas nao sei onde encontrar sementes ja pesquisei e nao encontrei aqui na minha cidade (Batatais-SP) so encontro árvores formadas mas sem nenhum vestígio de vagens de sementes poderia me informar onde conseguir? A e parabéns pelo trabalho esta ficando ótimo!

    • Olá Luis. Você pode comprar pelo mercado livre mas se você conferir em uma planta adulta, em uma praça, certamente você encontrará vagens. Não espere encontrar secas pois assim que as sementes estão maduras a vagem se abre e lança as sementes longe. Colha fechadas.
      ABraço

  6. Olá Ricardo. .. tenho sementes que peguei neste ano. Algumas vagens estavam amadurecendo outras mais verde mas com as sementes já dentro. Não semeei nenhuma até agora… coloco direto num vaso… sementeira… ou será que dá pra tentar igual o feijão num algodão úmido?
    Acha que da nesta época em SP. Esta em média de 10… 12 graus até no máximo 20… 22… não acho que chegaremos a 24 ou 25 graus nas próximas 2 semanas. Ou espero comecar setembro?

    Abcs Leandro CARLOVICH

    • Olá Leandro.
      As sementes das vagens verde provavelmente não germinarão. Selecione as secas e que esteja inteiras para você semear. Plante as sementes um pote e faça uma mini estufa para elevar a temperatura.Quanto a técnica do algodão, eu nunca tentei.
      Abraço

  7. Olá Ricardo.

    Admiro muito seu trabalho, voce é muito fera no bonsai. Sou iniciante e gosto muito da caliandra. tenho uma muda, ela é nova na verdade, aproximadamente uns 5 meses. Mas noto que ela não está crescendo nada. Ela está plantada em uma mistura de 60% caqueira , 20% esterco de gado e 20% condicionador de solo. Moro em Belo horizonte. O que você acha que devo fazer para melhorar o crescimento da planta?

    • Amigo também sou iniciante ,porém minha experiência com mudinhas aqui no RJ tem sido boa..
      Minhas caliandras estão em um substrato de 50% de terra vegetal 30% areia grossa de rio ou construção sem o pó, 20% de caqueira de telha ou tijolos . Já houveram ocasiões que usei flocos de isopor no lugar dá caqueira e deu muito certo !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s