Sergivaldo Costa

Nome: Sergivaldo Costa

Sergivaldo

Onde reside: Cidade de Cabedelo, no Estado da Paraíba | Brasil

Quando começou com o bonsai? E como?
O cultivo de árvores em miniaturas é algo que sempre me fascinou. Não sei exatamente quando vi pela primeira vez algo a respeito, mas lembro que foi numa revista de jardinagem, quando eu ainda era um adolescente. O desejo de ter uma dessas “plantinhas” aumentou ainda mais após assistir pela televisão os filmes “Karatê Kid”, onde o Sr. Miyagi (Pat Morita) trabalhava cuidadosamente seus belos exemplar. Eu não tinha a menor ideia de como fazer aquilo.
Exatamente no dia 12 de setembro de 1994, enquanto aguardava o ônibus para viajar ao trabalho, dei uma olhada numa banca de revistas e encontrei, ocasionalmente, a “Edição Especial da Revista Amantes da Natureza – BONSAI”. A partir dessa revista pude, finalmente, dar os meus primeiros passos nesse apaixonante mundo do bonsai.

Faz parte de alguma associação?
Fui o idealizador, um dos fundadores e atual presidente da Associação Nordestina de Bonsai – ANB, sendo reeleito por aclamação durante o IV Workshop da ANB, em Fortaleza (CE), no dia 03 de novembro passado.

Quais são os bonsaístas brasileiros que mais admira?
No Brasil, tenho grande admiração pelos trabalhos do Carlos Tramujas e do Charlinhos de Barretos, meus amigos. Mas hoje o Brasil possui muitos bonsaístas que merecem destaque e, para não correr o risco de esquecer e deixar alguns nomes de fora, prefiro não relacioná-los.

E quais os internacionais?
Os bonsaístas internacionais que admiro também são muitos. Gosto muito dos trabalhos do Nacho Marin e sou fã da escola taiwanesa de bonsai.

Espécies que cultiva?
Não cultivo muitas espécies. Minha preferência são pelas espécies nativas do Nordeste (umarizeiro-bravo, jurema-branca, pau-mulato, arrebenta-boi, araçá-piroca, ubaia-azeda), mas também possuo Ficus (retusa e benjamina) e bougainvíllea, além de Buxus harlandii e Chomelia obtusa. Isso sem falar nas importadas, Ulmus parvifolia e Carmona macrophylla.

Quantos bonsai tem?
Minha coleção também é pequena, tenho cerca de 50 bonsai. Em processo de recuperação ou formação tenho mais umas 50 plantas, todas oriundas de yamadori e cerca de 600 provenientes de sementes.

O que o bonsai representa na sua vida?
O bonsai representa muito na minha vida. Ele (bonsai) é responsável pela grande maioria dos amigos que tenho. Sinto-me realizado ao contemplar minhas árvores, esqueço todos os problemas que tenho lá fora e posso afirmar, sem medo de errar, que o bonsai me faz uma pessoa muito mais feliz.

Alguns bonsai:

30264_1295608237466_3413031_n

Arrebenta-boi (Myrcia multiflora)

Araçá-piroca 2008 (Myrcia cf. multiflora)Calliandra spinosaJabuticabeira (Myrciaria cauliflora)Batinga FloridaO primogênito, em 2008Tataré (Pithecellobium tortum)Umarizeiro-bravo (Calliandra spinosa)

Aqui algumas imagens de seu viveiro:

viveiro5viveiro3viveiro2viveiroviveiro4

Anúncios

7 comentários sobre “Sergivaldo Costa

  1. Sergivaldo Costa, grande bonsaista e amigo. Esta galeria começou muito bem. Tive o prazer e o privilégio de visitar o viveiro do Sergivaldo, uma maravilha ! Parabéns pelo novo blog Ricardo, como sempre uma beleza ! Ao amigo Sergivaldo um grande abraço.

  2. Obrigado Ricardo, pelo apreço e divulgação do meu trabalho. Parabéns pelo blog… bahh!!

    Luiz Macedo, és uma figura, um exemplo de dedicação à frente do bonsai no Rio Grande do Sul e, particularmente, modelo de administrador a ser seguido.

  3. Oi Sergivaldo! sou Fabiana filha de neta que foi sua vizinha no valentina. Eu gostaria de me comunicar com Dulce e os meninos,siinto saudade deles. gostaria tambem que minha filha os conhecessem.Meu contato 91177959

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s