Jabuticaba

Esta Jabuticaba foi comprada em 2006. Meu trabalho de estilização é para formar uma planta bem natura, com vários troncos e galhos bem ramificados. Segue sua evolução.

2006:

1ª poda drástica e transplante:

2007:

2008:

2009:

Última interveção – abril 2010:

Novembro de 2012 – desfolha, poda de estruturação e replantio com poda de raízes.

Antes e depois:

102 comentários sobre “Jabuticaba

  1. Olá;
    Tenho uma muda natural de jabuticaba de +_ dois anos e meio.
    Posso transformar essa muda em Bonsai?
    Qual seria o passo a passo? a começar pelo tipo de adubação, pois sou leiga no assunto, mas admiro muito essa arte e adoro jabuticas e gostaria de ter uma no meu terraço…

    Grata;

    • Olá Miriam, como é uma planta bem jovem, primeiro plante ela numa bacia bem grande para promover seu crescimento por alguns anos. Como adubo, você pode usar aubos orgânicos. Siga as instruções da embalagem do fabricante. Abraços.

  2. tenho uma jabuticaba + ou – uns 11 anos, estou precisando de diminnuir o vaso dela, mas andam dizendo por ai que se tirar a terra das raizes dela ela morre, e eu não quero perder esse exemplar, o que eu posso fazer????

    • Felipe, faça o processo de redução de forma gradativa.
      A melhor época é o início da primavera, a cada dois anos, procurando fazer uma poda moderada das raízes, retire uns 30% das raízes.
      A cada transplante, reduza a profundidade do vaso ou bacia para a planta ir se acostumando.
      Abraços

  3. Ola ..tudo Bem!!.otimo..pergunta qual procedimento logo apos a poda.. (segredo)??? ja por duas ou tres vezes comprei mudas parecidas c/ esta da lata acima( 1) mas todas morerao.virou um pau seco.risos..Abracos..Romildo

    • Romildo, provavelmente você fez a poda num período não apropriado ou não teve os cuidados necessário.
      Eu procedo assim:
      – faço poda drástica no final/início do inverno
      – substrato bem drenante
      – aplico enraizador para ajudar na recuperação das raízes
      – a planta fica na sombra, sem pegar sol
      – cuido as regas para manter o sunstrato sempre úmido
      – depois que começa a brotar, continua na sombra
      – 1 mês depois de iniciar as brotações, coloco num local onde pegue o sol do início da manhã até mais ou menos às 10 horas
      – só depois de uns 2 meses assim ela vai pra um local onde pegue pleno sol
      Abraços e boa sorte.

    • Olá Lúcio.
      Você pode comprar aqueles adubos prontos, feitos para bonsai e ver no rótulo as quantidades e frequencia para aplicação, mas só adube se a planta estiver sadia.
      Depois, sugiro que você mude a Jabu para outro substrato.
      Abraços

  4. boa noite.amigo estou começando na arte do bonsai o pouco q sei tirei da net do seu site precisamente, estou querendo sabe sobre as desfolhagem para q serve qual data e melhor e algo mais!obg pela atenção

    • Boa noite Eduardo.
      Seja bem vindo ao meu blog.
      Acesse este link aqui no blog que tem uma matéria muito didádica e esclarecedora sobre a desfolha: https://ricardopaiva.wordpress.com/2011/03/11/a-desfolha-por-carlos-tramujas/
      Especificamente sobre jabuticabas, já cheguei a fazer 2 desfolhas no ano: uma no início da primavera e outra no início do verão. Mas para isso a planta deve estar saudável e também levar em conta a região que o bonsaísta mora.
      Aqui no sul temos as 4 estações bem definidas, diferente da região central e norte/nordeste do país.
      Se você precisar de mais informações, é só falar.
      Abraços

  5. Oi Ricardo, dá pra usar essa técnica em mudas germinadas de sementes; tenho várias mudinhas e gostaria de saber se dá pra fazer e como… deus te abençoe mais ainda !!! … ah! Você está de parabéns pela sensibilidade e amor com que lida com as plantinhas…

    • Olá Jebison.
      É sim importante cortar a pivota, como é chamada a raiz central de uma planta, mas apenas isto não fará dela um bonsai.
      É preciso aplicar outras técnicas de cultivo, condução de galhos, aramações, redução de raízes, etc.
      ABraços

  6. Olá, tenho um pé de jabuticaba plantada em um vaso, desde que chegou está carregada de frutas, preciso saber quando posso podá-la, pois já está passando o período do inverno. Fico preocupada pois algumas de suas folhas estão com as pontas meio que enferrujadas e não sei o que pode está acontecendo com ela. Preciso de ajuda. Grata. Darc.

    • Ola Darc, você pode esperar terminar de cairem todos os fruto ou já retira-los agora e pode-la.
      Sobre as pontas “enferrujadas” acredito que elas esteja é “queimadas” pela planta ter ficado muito seca. Isso é comum com jabuticabas, pitangas …
      ABraços

  7. Olá Ricardo seus trabalhos são muito lindos cara meus parabéns.Tenho 14 anos e comecei essa nobre arte com 13 anos, já tenho vários PRÉ BONSAI tenho uma jabuticabeira de +ou- 5,5 anos, e a sua rais guia esta muito grossa e cumprida como posso fazer para reduzir o tamanho dela sem matar a planta? Muito obrigado e meus parabéns você tem experiência no ramo !!!

    • Olá Luis, é bom ver um jovem bonsaísta por aqui.
      Se você fala da raiz pivotante, você pode reduzi-la gradativamente para não correr o risco de perder a planta. Faça um transplante ou pode ser até um falso transplante (aquele que não desmanchamos o torrão das raízes) e corte apenas a pivotante, pela metade. Então, no ano que vem, você executa o mesmo procedimento e corta o restante. Caso a planta apresente muitas raízes secundárias você pode até eliminar a pivotante inteira de uma só vez, mas precisa ter uma grande quantidade de raízes secundárias. Outra coisa, aós este procedimento, fique atento às regas e não deixe o substrato secar. Boa sorte. Abraços

  8. Oi, me interessei por bonsai há pouquíssimo tempo. Ainda estou colhendo informações, mas como estou confusa, parece muito difícil. Ganhei uma muda de jabuticabeira, está com 10 cm de altura. Gostaria de transformá-la em bonsai, como devo proceder? Poderia me ajudar?

    • Olá Edilene.
      Seja bem vinda a encantadora arte bonsai.
      Jabuticaba é uma espécie muito boa para bonsai mas tem crescimento lento.
      Bom, uma coisa importante é definir de que tamanho você vai querer sua árvore, pequena, média ou grande. Se pequena, poderá colocar ela numa bacia e ir moldando ela a medida que ela cresce. Se média ou grande, indico plantar no chão para que seu crescimento seja mais acelerado.
      Como você é iniciante, indicou adquirir uma muda de ficus, caliandra ou ulmus que são plantas de rápido crescimento e fácil cultivo. Logo, logo você verá o resultado do seu trabalho.
      ABraços

  9. Bom dia, Ricardo, obrigada por sanar minha dúvida. Acabei de tirar do saquinho a muda e colocá-la num vaso redondo parecido com uma bacia. Não mexi em nada na planta, apenas plantei. Quero minha jabuticabeira pequena, acho os bonsais menores mais lindos e encantadores. Como tenho um longo caminho a percorrer, é inevitável o medo de fracassar, de não conseguir nada, embora tenha enorme carinho por minha plantinha.
    Muitíssimo obrigada pela atenção.
    Abraço.

    • Edilene, o fracasso faz parte de todas as conquistas. Precisamos aprender com eles. Eu mesmo matei ou deixei morrer várias plantas e quando falo em muitas, são muitas mesmo. Mas aprendi com cada fracasso e isso contribuiu de forma significativa para o sucesso que tenho obtido com minhas árvores. Qualquer coisa, é só prender o grito. ABraços

    • Edilene, também sou super iniciante, meu filho viu em um mercado, um bonsai de romã morrendo, entao pediu para eu salvar!!!! postei na net pedindo ajuda e todos foram bastante negativos!!!!Assisti palestras, li muito!!!!meu bonsai se recuperou em 1 ano +ou- hoje com 2 anos ja tenho um outro bonsai e amo muito!!!!

  10. Olá Ricardo,
    Tenho um yamadori de uma Jabuticaba de +-5 anos pra fazer.
    Qual a melhor época para fazer?
    Devo realizar a sangria? Qual o risco do yamadori sem a sangria?
    Qual substrato utilizar?
    Se puder repassar mais dicas fico agradecido.
    Abraço.

    • Jonas, se fizer a sangria deixe para o final do inverno. Para tirar vais ter que esperar 60 a 90 dias. Isso amplia um monte a chance de sucesso da coleta. Yamadori sem sangria sempre tem risco mas as vezes não temos opção. Caso faça a coleta direta, eu usaria areia grossa pura ou mesmo pedrisco, sem esquecer de utilizar um bom enraizante pelo menos por 3 meses. Colocava ela a meia sombra e não descuide da rega. Mais um detalhe: pelo menos 1 ano sem mexer nela. Apenas podas leves. Abraço

  11. Ganhei um bonsai de ficus antigo. Ele apresenta Nebari conformado. Esta em um vaso a mais de 2 anos e sem cuidados e adubacao. Ele desenvolveu uma haste (tronco) e.copa.muito alto. Quero diminuir a copa. Posso fazer a poda drástica desse tronco.e.o.transplante ao mesmo tempo sem prejudicar a planta? Obrigado

    • Olá Marcelo. Tratando-se de um ficus que é uma espécie muito resistente, se o seu estiver saudável, pode fazer. Só evite reduzir drasticamente as raízes já que seu objetivo é reconstruir a parte aérea. Coloque o ficus em um substrato adequado e fique atento às regas. Abraço

  12. Olá, adquiri uma muda de Jabuticabeira(“bonsai”) no supermercado no dia 31 de Outubro deste ano. Ela ainda não tem um mês que a tenho em casa. Ela tem florescido bem, tenho seguidos as suas dicas. Queria saber se já posso fazer um transplante para um vaso maior? O vaso que ela se encontra é de plástico. Aguardo

  13. Preciso de sua ajuda tenho um pé de jaboticaba em um vaso de cimento grande , faz um ano e meio e até agora não deu fruta e sim umas bolinhas duras nos galhos , oque pode ser isso?

  14. Ricardo boa tarde. Tenho uma jabuticabeira plantada em um vaso raso há mais ou menos 2 anos, porém, não consigo fazer com que os galhos dela cresçam e/ou engrossem.
    Tenho fotos, mas não sei se tem como postar aqui.

    Abraço, Horácio

    • Olá, se ela estiver em um vaso raso e pequeno o crescimento da sua jabuticabeira será lento mesmo. Se seu objetivo é que elá engrosse e cresça mais rápido, sugiro plantá-la em uma bacia grande, +/- 3x o tamanho do atual vaso. Aí é caprichar na adubação que ela vai “explodir” o crescimento. Abraço

      • bom dia Ricardo. Obrigado pela resposta e desculpe pela demora. Bem, vou transplantar a jabuticabeira para outro vaso, pois, ela está sofrendo muito ataque de cochonilha. Preciso te perguntar outra coisa: posso cortar a raiz pivotante? a arvorezinha está com 40cm de altura e a raiz dela mede cerca de 10cm. Por esse motivo tive que planta-la meio inclinada, pois, o vaso era raso para a raiz.

    • Olá Theophilo. Não tem mistério a poda da jabutica, é uma planta muito resistente e aceita até desfolha total e podas drásticas. A melhor época é no período de crescimento dela, final do inverno, primavera e verão. Isso se na sua região tiver inverno severo senão, poda liberada o ano todo. Eu utilizo basacote ou osmocote de liberação lenta (9 meses) que contém micronutrientes. Abraço

  15. Ricardo, bom dia
    Comecei na arte do bonsai de um ano e meio a dois, tenho 17 anos.
    Tenho dois pré bonsai de jabuticaba um pequeno de uns 10 cm de no máximo 1,5 anos e outro de 50 cm com no máximo 3 ou 4 anos. Acredito que em nenhum dos dois foi realizado a sangria. Posso plantar eles na terra agora por 2 anos e depois realizar a sangria, porque sem a sangria os frutos demoram mais para vir não é?
    Obrigado

      • Como se fosse um yamadori, mas ao invés de já tira-la da terra deixamos ela lá por mais 6 meses com areia envolta.
        Porque nao sei se vai demorar muito para vir os frutos.

  16. KKKK, agora entendi do que você fala, desculpe. Mas com tão pouco tempo de chão acredito que não seja necessário fazer sangria, basta retira-las na época correta.
    ABraço

  17. Olá Gabriel tudo bem, comprei tem 2 semanas em uma floricultura um pré bonsai de jabuticabeira, o tronco se encontra com mais ou menos a espessura de um dedo , porem ainda esta no vasinho de plástico e esta muito saudável, você acha que já faço o falço transplante para a bacia ou espero o inverno? e minha outra duvida caso seja o falso transplante como procedo com as raízes e adubos?

  18. Olá Ricardo,
    Ganhei um bonsai de jabuticabeira e apesar de amar plantas, to aprendendo a cuidar dele. Ele tem 4 anos e está sadio. Desde que ganhei ele já cresceu bastante em altura, com galhinhos novos e li que tem que podar para que ele continue crescendo. Porém estou com dúvidas de como fazer isso, estou com medo de errar e matá-lo.
    E sobre esse transplante de vaso, como sei quando é a hora de fazer?
    Meu bonsai está bem parecido com a foto do seu em 2007
    Obrigado!!!

    • Olá Pamella.
      A poda dos galhos é bem tranquila, com uma tesoura bem afiada corte os galhos que “saem” do formato do bonsai que você quer.
      Sobre o transplante, em plantas jovens como a sua que crescem muito, ele deve ser feito no máximo em 2 anos. O transplante é feito para eliminar as raízes grossas ou mortas e também para proporcionar novo crescimento já que com o tempo elas acabam tomando todo o vaso, aí a planta passa a ter um crescimento mais moderado.
      ABraço

  19. Oi Ricardo, fiz a poda na raiz tem uns 4 dias e as folhas estão murchas e meio secas 😦 Devo usar um enraizador? O que eu faço pra ela se recuperar?

    • Carol, o transplante é sempre um momento de estresse para a planta por isso precisamos tomar todos os cuidados antes, durante e depois do transplante.
      Vou te dizer o que eu faço: sempre que podo raízes eu diminuo o tamanho da copa e no caso das caliandras, eu desfolho toda a planta; sempre uso enraizante para ter mais segurança (na hora e rego com enraizante 1x por semana durante os 1ºs 30 dias; não adubo; mantenho a planta protegida do sol forte; cuidado redobrado com as regas (não encharco mas não deixo secar).
      Verifique se você fez tudo certinho, se tem folhas secas ou ela ficou sem água ou você cortou muitas raízes e deixou a copa muito grande. Me passe mais detalhes.
      ABraço

  20. quando eu morava em Minas { agora moro na Bahia } plantei uma semente de jabuticaba. Isso foi em 2001. .Fiquei sabendo que ela deu algumas frutinhas em 2014, mas em 2015 ficou carregada das pontas dos galhos ate o tronco. Bem que o meu vovô dizia que uns plantam, e outros chupam…E brincadeira, estou feliz e ate orgulhosa. Dizem que nossa vida so fica completa quando temos un filho, plantamos uma arvore e escrevemos um livro… Se isso for verdade, bendito sejam os meus quase 90 anos; _ Tive 4 filhas, plantei uma jabuticabeira e escrevi alguns livros, dos quais so 2 foram publicados: DE NOVO NO Palco, este em 1982, e SOBREVIVENTES, em 2009..

    Avany Silva Prados.

  21. Olá Ricardo! Gostaria de saber, após a poda drástica quanto tempo levou para ela brotar? Eu fiz uma poda drástica e ja se passou 45 dias e ainda nada de broto kkkk! Mas raspei a casca dela esta verde, quer dizer que esta viva! Bem demora muito mesmo para ela brotar???

  22. Olá… Está todos os galhos verdes ainda, é que quando fiz a poda dos galhos fiz poda de raiz também! Não apresenta sinal de brotação ainda!!

  23. Olá, comprei uma jabuticabeira de vaso, a muda estava plantada em terra vermelha, transplantei para um vaso e preenchi com terra orgânica. Praticamente todas as folhas caíram, eu fiz uma poda, mas queria saber se isso é normal e quanto tempo os galhos devem omeçar a brotar? A planta fica na varanda fechada do apartamento e recebe sol durante a tarde. Quero recuperar a planta. Agradeço sua ajuda.

      • Oi Ricardo, eu não substituí a terra, mantive a muda na terra vermelha e completei o vaso com terra orgânica (fundo e lateral da muda). Obrigada!

      • Então Renata, isto é um erro recorrente que cometemos. Como a terra do centro do vaso é a vermelha argilosa e a de fora terra preta, quando você molhar a planta, dificilmente a umidade chegará ao interior da terra vermelha, por ela ser muito impermeável. O correto seria você ter retirado toda a terra vermelha e plantar sua jabuticaba em um substrato mais adequado. Desta forma como está sua planta não se desenvolverá e definhará gradativamente. ABraço

  24. Bom dia Ricardo
    Tenho uma Jabuticabeira que esta comigo ha aproximadamente 18 anos, comprei ainda uma muda, sempre deixei em vaso raso, porque não queria fazer nenhuma poda drástica depois.
    Sempre que faço transplante deixo uma parte do “terrão” próximo ao caule. Agora queria fazer um transplante total, tirar toda a terra, deixar apenas as raízes e replantar. Isso é possível? Tenho receio de perder a planta que já cuido ha muito tempo.
    Obrigado e parabéns pelo site, tenho aprendido muito aqui.
    Alcir

    • Alcir, em transplantes totais eu removo toda a terra das raízes, inclusive lavando elas. Se ela estiver sadia, fazendo no período correto e tomando todos os cuidados pós transplante, não vejo perigo.
      ABraço

  25. PLANTEI UM PE DE JABUTICABA FAZ UNS 3 ANOS E ELEA ESTA CRESCENDO BASTANTE , PRECISO PODA OU NÃO , E SO DEIXAR CRESCER PARA DA FRUTOS

  26. Boa noite amigos. Tenho um pé de jabuticaba, em um vaso, a cerca de 8 a 9 anos. Produz intensamente. Quero transplantar em um local, fora do vaso, o que devo fazer. Um grande abraço. Theophilo Netto

      • Sim, quero transplantá-la em outro local, no espaço vazio da residência. Devo fazer uma poda radical em seus galhos e raízes? Ela já se encontra com boa galhada e, atinge a altura de quase três metros. Aguardo a resposta dos prezados amigos. Grato, Theohilo Netto

    • Edilene, se sua muda não for proveniente de uma matriz que já produzia, vai levar bastante tempo para ela dar frutos. Procure se informar sobre qual a variedade e origem de sua jabuticaba.
      ABraço

  27. Bom dia , prezados amigos. Desejo transplantá-la em um outro local, fora do vaso, no espaço vazia de uma casa.
    Obrigado pela atenção. Theophilo Netto

  28. Boa noite tenho um vaso com pé de jabuticaba bonsai tem +_ 3anos só que caule não desinvolve desde quando eu comprei ele não deu muita diferença você pode me ajudar o que eu devo fazer ..?

    • Olá Adriano.
      Jabuticabas, estando sadias, brotam com facilidade de podas drásticas. Escolha o formato a partir da estrutura que você tem e manda ver nas podas.
      ABraço

  29. Olá Ricardo!
    Moro em Curitiba e estou com uma jabuticabeira crescendo no meu quintal que, no entanto, é pequeno para o porte que essa árvore virá a atingir ao longo dos anos. No momento ela tem uns 60 cm de altura (muito jovem) e gostaria de cultivá-la para que se mantenha um bonsai médio a grande. É possível trabalhá-la na terra mesmo, sem transplantá-la para um vaso? Os procedimentos de poda, rega, adubação seriam os mesmos? Sou leiga no assunto, mas gostaria de aprender a cultivar esta jabuticabeira como bonsai na terra onde está plantada. Acredita que poderia dar certo?

    • Olá Luana. Sim é possível você trabalhar sua jaboticabeira no chão para ficar com aspecto de árvore mesmo mas para ser bonsai, a árvore precisa estar plantada em um vaso de bonsai.
      Você pode aplicar sim os procedimentos normais e quando ela estiver como você deseja, transplantá-la para um vaso de bonsai.
      ABraço

  30. Ricardo, parabéns pelo site. Sou de Campinas-SP. Estou iniciando no bonsai. Tenho uma jabuticabeira de uns 15 anos (copa 1,3 x 1, 3m / caule 7cm diametro / altura da terra ao topo uns 1,3m ) em vaso (55x55x60alt). Está meio largada, não adubo há muitos anos, vive de chuva… Gostaria de fazer um bonsai para trata-la melhor. Está com flores hoje (4/nov 2016). Por favor como procedo? Poda drastica e desfolhagem primeiro? Transplante cortando raizes primeiro e adubo osmocote, deixo na sombra 1 mês ? Enfim, não sei por onde começar… nao sei como proceder passo a passo, não quero mata-la, acho q vai ficar linda. Muitissimo Obrigado! Abraços Fred

    • Valeu Fred.
      Como ela está estabilizada, saudável pois está até florescendo, eu optaria por fazer uma poda drástica onde ela está mesmo. Nada de transplante ou adubo neste momento. Após ela começar a brotar, faça uma adubação com adubo orgânico (nada de osmocote). A partir dos novos brotos vá formando a estrutura da copa. Na próxima estação de crescimento faça um transplante reduzindo um pouco as raízes e colocando um substrato adequado. Te indico procurar alguém mais experiente que possa te ajudar inloco. Aí em Campinas tem a Bonsai Design. ABraço

  31. Bom dia. Muito legal, tenho uma jabuticabeira que tem um pouco mais de um ano, no solo em casa que preciso fazer o Yamadori. É o primeiro que vou fazer na vida hehe mas estou estudando bastante. Estou em férias da faculdade e gostaria de fazer agora no verao, sera que é uma pessima ideia? Qual é a chance de ela nao resistir a isso fazendo nessa epoca do ano? Obrigado.

    • Olá Marcos, realmente a época não é nada apropriada. A coleta e replantio é muito estressante para a planta, ela desidrata facilmente e agora com as temperaturas altas como estão, acho muito arriscado. Eu só faria se não tivesse a opção de aguardar um período melhor.
      ABraço

  32. Tenho uma bonsai de jabuticaba, as folhas dela estam caindo tudo, isso é alguma doença ou é normal?
    Ela pode ser transferida para outro vaso enquanto está sem folhas ?
    Moro no centro de Goiás e as estações não são bem definidas Kkkk

    • Luiz, pode ter vários motivos para isso:
      – falta de água (estresse hídrico)
      – falta de adubo
      – praga
      – solo esgotado, etc.
      Preciso que vc me fala mais sobre como vc cultiva ela: insolação, rega, adubação, idade, transplante …

  33. Oi gostei do seu site tenho 15 anos, moro em Minas Geraii e eu queria fazer um bonsai de jabuticada mas nao tenhho nenhum conhecimento nesta arte poderia me ajudar?
    Descupe pela repeticao aconteceu um erro.

  34. Olá, ganhei um bonsai de amora, percebi que era um galho, ai caiu todas as folha e depois brotou, já fiz a mudança de vaso, mas ele continua meio feio parece que vai morrer, sendo que tenho que outro de Jabuticaba este comprei em um mercado, já mudei e fiz poda, ele esta tão lindo, mas não deu fruto, será que vai demorar 10 anos para dar fruto, nossa é muito tempo. Mas o que faço com o meu pé de amora?

    • Olá Claudice. Não tenho experiência com amora mas você já adubou sua planta?
      Sobre a jabuticaba depende da variedade pode frutificar em 5 ou 15 anos.
      ABraço

  35. Olá ganhei uma jabuticabeira da minha avó , ela está plantada no quintal tem entorno de 3 a 4 anos .
    Pretendo transformá-la em um bonsai minha dúvida é o tronco não está na largura que eu gostaria ainda mas no tamanho já ultrapassou , uso técnica de mamadeira ou faço o transplante com umanpoda tratica

    • Rodrigo, eu deixaria no chão onde ela vai engrossar mais rápido do que em um recipiente. Deixe um galho de sacrifício para ajudar no engrossamento do tronco e os demais galhos já vá selecionando e aramando eles para dar forma a sua árvore.
      ABraço

  36. Tenho dúvida sobre o passo a passo de uma jabuticabeira de 3 a 4 anos de idade que está plantará na terra , gostaria de torná-la um bonsai

  37. Olá Ricardo, Parabéns pelas dicas e pela atenção que dá aos inúmeros comentários de dúvidas aqui no site. Tenho uma jabuticaba plantada em um vaso grande, ela está com + ou – 60cm de altura e 9cm de diâmetro de tronco. Quero colocá-la em um vaso de bonsai e diminuir seu tamanho pra + ou – uns 40cm. Posso fazer a poda drástica e o transplante ao mesmo tempo? Se sim, a melhor época seria em setembro (final do inverno)? Ou acha melhor fazer um de cada vez e em quais épocas? Moro em Minas.

    Obrigado

    • Olá Patrick.
      O tempo me mostrou que cautela e paciência são amigos do bonsai. Sugiro que você primeiro faça a poda drástica e reduza a altura dela. Depois, aproveite para trabalhar e dar forma a ela ainda no chão. Quando estiver quase pronta, passe para um vaso intermediário. Não reduza drasticamente o volume de raízes, pode ser um estresse muito grande para a planta. Sugiro fazer em 2 etapas com um espaço de 2 anos entre cada. E claro que se a planta estiver bem saudável.
      Bom trabalho.
      ABraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s