Ficus Mame

Este ficus microcarpa foi retirado de uma rachadura em um muro. Não tem o registro da data correta, mas acho que foi no início de 2008.

Bem, como já apresentava uma boa conicidade no tronco, fiz algumas podas nos galhos nos galhos, inclusive zerando a planta para formar uma estrutura mais adequada.

Foi transplantada para este pequeno vaso de treinamento. Ainda tenho dúvida sobre a frente e um dos galhos posicionados a frente da planta, se o deixo ou elimino.

Reposicionando a posição da planta – será?

Eliminado o galho:

Atualizando – 23 de fevereiro de 2010:

O que vocês acham de esta nova frente, dando uma pequena rotação?

Atualizando: foto de João Arzivenko.

6 comentários sobre “Ficus Mame

  1. Olá, Ruicardo, como vai? Eu li uma matéria sobre MAMES e fiquei fascinado com eles. Gostaria de transformar uma pequena azaleia que tenho na minha coleção em um MAME. Como sou iniciante na parte de bonsais, gostaria de saber se você pode me passar algumas instruções de como começar a trabalhar esta planta para se tornar um belo MAME. Obrigado desde já pela ajuda.

    • Olá Weverton. Mames são bonsai com altura entre 8 e 14,5cm. Mas isto não significa apenas altura, as plantas precisam aparentar uma árvore miniatura mesmo. No caso da azaleia, você precisará fazer com as espécies de folhas pequenas. Abraços

      • Olá, Ricardo, esta que eu tenho, as folhas são miúdas, elas não crescem, são pequenas e meio arrendondada, na cor vermelha. Gostaria de saber, então, como eu posso ir trabalhando esta planta? Obrigado mais uma vez.

Deixe um comentário