Infelizmente a arte moderna tem tudo a ver com bonsai.

Este vídeo foi compartilhado pelo amigo, bonsaísta e meu professor de bonsai, Daniel Haetinger Santos

 

A abordagem feita no vídeo por Robert Florczak me fez refletir sobre a arte bonsai no Brasil. Cheguei então a conclusão de que o mesmo acontece com a arte bonsai.

Já tivemos grandes mestres, grandes bonsaístas que criaram e ainda criam, árvores que são verdadeiras obras de arte. Com o passar do tempo, tenho visto surgirem cada vez menos mestres com a mesma qualidade de trabalho e o pior, bonsaístas com um trabalho mediano e por vezes ruim mesmo sendo idolatrados com um mestre supremo, um grande artista. Demonstrações com shows pirotécnicos, performances e muito, muito marketing pessoal.

É meus amigos, estamos vendo no bonsai o mesmo aconteceu com a arte clássica frente a moderna.

Precisamos melhorar nossas referências. Precisamos melhorar nosso material de trabalho. Precisamos estudar e buscar elevar a qualidade dos nossos trabalhos. Vamos valorizar os bons trabalhos e não dar espaço para os ruins. Vamos admirar bonsai de qualidade e ignorar os sem qualidade. Vamos acostumar nossos olhos ao que é bom.

E por fim, “Vamos celebrar o que sabemos que é bom e ignorar o que sabemos que não é. “

Anúncios
Sem categoria

2 comentários sobre “Infelizmente a arte moderna tem tudo a ver com bonsai.

  1. Perfeita colocação, estamos vivendo um era de transformações, em todos os sentidos e a arte do Bonsai não poderia ficar de fora….. nossas referências estão se perdendo e indo embora sem deixar legado algum ou ao menos uma referência, mas o que mais é preocupante é a mercantilização da arte, transformando-a em comércio sem critério algum… tudo pode. Estamos assistindo perplexos os mandos e desmandos da lucratividade sem pudor, qualquer um abre um comércio e vende. infelizmente.

    • É bem por aí Leo. E o pior é que os comerciantes de boas práticas acabam por se perderem no meio dos tantos oportunistas e predadores. É foda.
      Por isso precisamos estudar com bons professores, investir em bons materiais e se acostumar a não dar espaço para o que não é bom. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s