SHITAKUSA versus KUSAMONO

SHITAKUSA versus KUSAMONO
by Kora Dalager
.
Quando exibimos bonsai, geralmente incluímos uma planta de acento, como se tornou conhecido ao longo dos anos. O termo correto deve ser shitakusa, que é traduzido do japonês shita, abaixo ou menos, e kusa, grama. Nos últimos vinte anos mais ou menos uma forma de arte relacionada se desenvolveu, vulgarmente conhecido como kusamono, kusa, grama, e mono, coisa. Temos distintas diferenciações entre plantas de acompanhamento (ou acento) e kusamono.
Pessoalmente, eu prefiro usar o termo planta complementar ao termo planta de acento ou planta de acompanhamento, porque o shitakusa não se destina a ser o foco dominante da apresentação. Pelo contrário, é o material vegetal para completar a exposição do foco principal, que pode ser um bonsai, um Suiseki, e / ou um pergaminho(kakemono). Quando você olha para um bonsai ou exibir um Suiseki você nunca deve ter a primeira impressão, “Uau, que shitakusa grande” ou planta complementar. Deve sim complementar a exposição para formar uma impressão completa e fazer você pensar que é inverno ou primavera, ou que você está no mato, ou que o bonsai está no alto das montanhas.
Kusamono, quando estão expostos são o foco. Pode-se, claro, adicionar um kakemono, figurinha, ou suiseki para completar o quadro. Kusamono pode ser alto, plantios mistos ou de todas as instalações do mesmo, dentro ou fora de um recipiente. O kusamono determina a impressão do lugar e da época, como um prado, um pântano, ou as montanhas.
Aqui, então, são algumas diretrizes para o crescimento de seu shitakusa e kusamono:
Shitakusa:
– deve ser na proporção adequada para o foco principal (bonsai, Suiseki, e / ou kakemono.
– não deve ser mais “vistoso” que o foco principal.
– deve indicar a época do ano.
– deverá indicar, em certa medida o tipo de local onde o bonsai cresce. Por exemplo, a floresta pode ser indicado por samambaias e musgos e árvores de folha caduca complementada por gramíneas.
– Recipientes para shitakusa devem ser discretos, sem brilho na cor, e tão liso quanto possível, na medida em que o material vegetal permitirá.
– As plantas também podem ser retirados do recipiente e apresentadas em uma bandeja plana.

Kusamono:
• pode ser uma única planta ou plantas misturadas, dentro ou fora do recipiente.
• pode ser exibida tanto com uma estatueta , um kakemono, ou Suiseki, mas esses itens serão subserviente ao kusamono.
• Kusamono geralmente são exibidos em um tapete, tábua, tabuleiro de cerâmica lisa, ou, raramente, uma mesa formal de bonsai.
• Kusamono deve estar em conformidade com as estações do ano.
• Kusamono pode ser uma combinação de mudas de árvores, flores e ervas
Ao plantar um shitakusa ou kusamono, certifique-se de selecionar as plantas que têm as mesmas condições de crescimento. Por exemplo, agrupar as plantas que precisam de muita água, ou que gostem de muito sol, ou que crescem principalmente em grandes altitudes. Também esteja atento as plantas invasoras. Usá-los moderadamente e mantê-los sob controle, para que eles não dominem o plantio e matem o resto de suas plantas.
Ao exibir kusamono ou plantas de acompanhamento, não se deve permitir que tenham sinais de que acabaram de ser envasadas. Por favor, planejar uma apresentação (exposição) com antecedência de semanas , se não meses. Não deve haver solo facilmente visíveis, cobrir com musgo várias semanas antes da exposição.
Tenha muitas plantas complementares disponíveis para que você possa escolher a combinação certa: o tamanho em relação ao foco principal, forma e cor do recipiente. Shitakusa também deve seguir os mesmos procedimentos, então planeje com antecedência para que tudo fique perfeito.
Reprinted from Golden Statements with the permission of the author.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s