O 1º Bonsai e o meu 1º Bonsai

Aqui vou registrar minha história no bonsai, como tudo começou. O 1º bonsai, que foi comprado e o 1º bonsai feito por mim.

Em meados dos anos 90, realizei um trabalho de publicidade para uma floricultura aqui de Porto Alegre, RS, Brasil. Chegando na floricultura, me deparei com um bonsai na entrada da loja e foi amor a primeira vista. Acabei acertando o pagamento com o pequeno bonsai.

Era um jacaré que na época recebia o nome de “jacaré dragão”. Planta na época importada e custou uma boa grana.

Como não tinha nenhuma  de noção de podas, adubação, aramação, os cuidados eram apenas com a rega.

Depois de uns 4 anos, acabei perdendo a planta.

Aqui o único registro da planta em foto, diga-se de passagem muito ruim, tanto a planta quanto  a foto, mas que dá pra se ter uma ideai da planta.

1bonsai_blog

Já o 1º bonsai feito por mim surgiu muito tempo depois.

Em 2004 realizei, sempre atraído pelo bonsai, acabei por fazer um curso básico na Viva Bonsai, com Valdoir Rocha.

Sai do curso muito feliz pois agora tinha um bonsai feito por mim!

A planta trabalhada foi um buxus e o estilo claro, neagari. O resultado foi um bonsai que me deu muita satisfação e vontade de fazer e aprender mais sobre bonsai.

Tenho a planta até hoje e a mantenho origina, mesmo com várias coisas que não me “agradam”.

Olhando hoje, é um hokidashi neagari ou segundo o Fabio Pereira dos Santos, de  Novo Hamburgo/RS, um bonsai no estilo “mangue”, hehehehe.

Aqui a planta em março/2013:

Buxus_1_blog

2 comentários sobre “O 1º Bonsai e o meu 1º Bonsai

  1. oi Ricardo, muito legal a sua história, eu sou um novato, mas eu comecei da maneira mais difícil, eu tenho apenas plantas de sementes, tenho claro que preciso muitos anos para ter um bonsai bom, espero ter a paciência, obrigado por compartilhar sua história, saudações!

  2. Olá Christian, também tenho plantas de semente e isso é muito legal, mas isso não nos impede de termos plantas coletadas ou compradas em viveiros.
    Abraços

Deixe um comentário

