Alporque

Adquiri um ligustro chinensis que apresentava um movimento de tronco bem acentuado mas muito agradável, com uma conicidade bem interessante.

Depois de de retirar a planta do saco plástico me deparei com um grande problema no nebari que apresentava uma forte inversão.

Poderia optar por aplicar uma pedra natural ou artificial mas acabei optando por fazer um alporque bem a cima da inversão.

Utilizei esfagno (musgo) picado, enraizante SuperThrive, um pote plástico e um pouco de areia.

Aqui o registro do trabalho.

A planta:

Detalhe do problema:

Fazendo o alporque – técnica do anel total – vista de vários ângulos:

Posicionando o pote plástico. Os arames na base servirão para ancorar o pote, evitando que ele se mova:

Colocando o esfagno picado e que ficou 20 minutos de molho:

 

 

6 comentários sobre “Alporque

  1. Eu tenho medo de fazer anel de malpighi depois de ter matado duas plantas!!!

    Eu faço alporque, retirando partes da casca e outras não, para circular seiva.

    O que vc me diz disso?

    • Daniel, as plantas terem morrido pode ser por diversos fatores.
      Quando perdi um acer kaede havia feito tudo corretamente e não sei até hoje o que aconteceu.
      O que conheço de anel total (malpighi) ou com pontes é que, de forma geral, o anel total é usado na maioria das espécies mas existem algumas que precisam que sejam mantidas as pontes.
      Quanto a fazer só com pontes, o problema é que as vezes a planta não emite raízes em alguma janela e aí você fica com o nebari capenga.
      Qual ou quais as espécies que você fez o alporque e morreram?
      Abraços

  2. olá Ricardo posso fazer alporque como vc fez , em uma caliandra vermelha, vc deixou o esfagno de molho em que,? quanto tempo para a planta emitir raízes, no meu caso a caliandra. desculpe-me por tantas perguntas .Paulo Briet Taubaté S.P.

    • Olá Paulo, pode fazer sim.
      O esfagno ficou de molho em Superthrive, um enraizador.
      No caso do ligustro, em 45 dias já deve dar pra retirar.
      Caliandras, quando feito o alporque na primavera, 60 dias.
      Abraços

  3. Eu tenho uma goiabeira vo fazer um alporque depois de quantos dias eu tiro ele, depois que vedar com plastico o alporque tenho que ficar molhando ele?

    • João, não sei o tempo que leva para a goiabeira emitir raízes no alporque. Sugiro que você abra uma parte do plástico para dar uma boa olhada como estão as raízes. Sobre molhar o alporque, o ideal é que você deixe a parte de cima do alporque aberta para que receba água quando você rega. Se for em uma árvore, você pode usar uma seringa com agulha e injetar água de vez em quando. Abraços

Deixe um comentário

