Seja bem-vindo!

Seja bem-vindo ao meu Blog onde mostro um pouco do mundo do bonsai e dos meus trabalhos. Bonsai me fascina.

Sou Ricardo Paiva, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e apaixonado por plantas, natureza, animais e bonsai. Ainda tenho muito que aprender e este espaço será utilizado para divulgar a arte e meu trabalho.

Como tudo começou

Na década de 80 recebi um bonsai de  jacaré como pagamento por um trabalho. Na época foi uma grana pois bonsai era coisa rara por aqui. Ele acabou morrendo. Como sempre gostei de plantas e jardinagem, continuei fascinado pelas pequenas árvores. Passava sempre em frente a uma loja aqui em Porto Alegre onde exibiam lindos bonsai. 

Os responsáveis

Em primeiro lugar agradecer a minha família que me apoia e minha esposa é minha maior incentivadora.

Também não poderia deixar de agradecer ao meu mestre Valdoir Rocha, grande bonsaísta de Porto Alegre.

Continuando …

Em 2004 resolvi fazer um curso e foi na Viva Bonsai, do mestre Valdoir Rocha que realmente comecei a ter contato com o mundo do bonsai. Fiquei apaixonado pela arte e fiz mais um curso (avançado) e não parei mais.

Foi então em 2007 que tive a oportunidade de fazer um workshop com Carlos Tramujas, lá na Viva Bonsai. Naquele momento eu mudei a forma de fazer bonsai.

No início matei muitas plantas por ansiedade em fazer, fazer e fazer bonsai. Ai conheci a regramáxima do bonsai: PACIÊNCIA!

Sou colaborador do forum do Atelier do Bonsai de Mario Alberto Leal, onde aprendi muito e continuo aprendendo sobre bonsai. O forum de Dom Mário tem um papel importantíssimo na história do bonsai no Brasil. Indico a todos: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/index.php

Deixe-se envolver e encantar pela natureza.

Anúncios

5 comentários sobre “Seja bem-vindo!

  1. ola ricardo, sou amante de bonsai e animais tambem . postei um comentario anteriormente (não sei se recebestes). gostaria de adquirir estaca ou muda de pipper tree (pimenteiro japones) . pode ser venda ou permuta por outras plantas nativas. se tiveres ou puder indicar alguem eu agradeceria. abraço.

  2. sou de PoA ( Bairro Camaquã). nâo havia visto tua resposta anterior. De qualquer forma obrigado. Descobri um novo interesse na especie Ktsura tree, cheguei a comprar de um fornecedor pela internet porem não resultou em nada a semeadura, voce conhece ou possui?

    E voce, mora em que local? e tens alguma especie exotica para negociar ou permutar?

    um abraço jocimar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s